Convívio com dois idiomas II


Voltei depois de uma semana. Desculpe, mas estava cuidando de outras tarefas tão importantes quanto...
Lá vou eu contar mais um pouco sobre a relação do Felipe com os dois idiomas. É uma situação muito engraçada, pois a cada dia surge uma nova fala, um novo comentário que ele aprendeu na escola ou mesmo com os pais.

Já comentei com vocês que Felipe tem se apropriado de uma forma admirável da língua alemã. Tem falado que é uma beleza e a cada dia, mais e mais... Percebemos que chega em casa com letras de música na cabeça, no qual quando menos esperamos lá está ele cantando e fazendo gestos. Uma graça de ver! Além de um vocabulário novo, por exemplo, como nome de bichos. Hoje mesmo começou a falar "Orang-Utan" (orangotango).

Sempre conversa com o pai em alemão e comigo também. Posso falar qualquer coisa, perguntar, pedir que ele responde falando alemão. Muitas vezes preciso lembrá-lo que não entendo tudo que diz (primeiro pela clareza da fala e segundo pelo próprio vocubulário...rs)

Agora, querem saber da última e do que estamos dando risada (entre nós - Boris e eu). Felipe fala tudo em alemão, mas quando está bravo ou chateado diz coisas em português. Então, por exemplo, ele está falando algo em alemão, conversando com o Thomas ou mesmo com o Boris e, de repente, solta: "- Ai... mais que raiva!" ou mesmo "- Ah, mas que menino chato!" Essas tem sido falas freqüentes e que Felipe rapidamente muda de uma língua para outra. É impressionante a compreensão e assimilação das mesmas para cada situação. Agora, vocês querem saber com quem ele aprendeu a falar isso? Pois é, acho que foi comigo! Está na idade de absorver tudo, prestar atenção em tudo que dizemos e fazemos... a imitação!!! Só abrindo um parênteses, (outro dia foi cômico, pois ele me chamou e falou: "- Olha mami!" Olhei, olhei e... "- O que foi Felipe?", depois vi que estava fazendo alongamento com as pernas igual a mim. Enfim, observou que sempre faço antes e após a esteira e resolveu fazer antes de tomar banho. Um sarro!) Mais uma vez... nem nos damos conta da total responsabilidade que temos nas ações e falas perto dos nossos filhos. Todo cuidado é pouco! Um exemplo só e basta! Boris fica todo orgulhoso dizendo que Felipe fala tudo que é bacana em alemão e somente os "xingamentos" em português. Que aprendeu isso e aquilo com a mami. Pode? Deixa ele!

Essa semana também aconteceu uma coisa muito interessante. Vejam só... a fala foi em português e tinha um sentido totalmente figurado para mim. Leiam isso e divirtam-se!

Geralmente acordamos, nos arrumamos e vamos todos tomar café. Felipe adora tomar leite e comer um pedaço de pão. Só que para isso tudo leva um tempo danado pois dá pausa para brincar com o Thomas, para buscar um brinquedo e... assim vai.... Nesse meio tempo nós já terminamos de tomar café, arrumamos a mesa, corremos para organizar tudo que precisamos levar (casacos, lancheira, bolsa para compras de supermercado, carrinho do Thomas entre outros). Essa semana Boris já estava levando tudo para o carro e Felipe estava devagar, devagar, devagarinho. Aí falei para ele: "- Vamos Fe! Vamos Felipe! Daqui a pouco a escola fechará a porta! Vamos Felipe! Ah... o trem está partindo!" Nisso, Felipe acelerou e veio ao meu encontro. Estava distraída colocando meu casaco enquanto ele abriu minha bolsa, minha carteira, pegou uma moeda de 5 centavos e disse: "- Vamos mami! Vamos que o trem vai partir!" Já tinha dito isso há um tempo atrás e, mesmo assim, Felipe ficou com isso na cabeça. Foi impressionante pois ele falou para o Boris: "- Hoje nós vamos de trem!" E para convencê-lo e explicar que não estava dizendo isso ao pé da letra e no sentido literal. Olha foi difícil! Acabamos combinando de andar com ele no final de semana.

Agora, por que isso aconteceu? Sabem que pensando melhor acho que ele é um menino tão envolvido com tudo que está ao seu redor que até isso levou ao pé da letra. Lógico que tem o fato de não entender o sentido figurativo das palavras / frases, mas isso tenho certeza que pareceu tão verdadeiro pois todo dia vê trem passando, sabe como que é e que precisa comprar um ticket. Enfim, conectado a tudo! Gosta tanto de trem que pensou: "- Oba, vou andar de trem!" Agora, estamos devendo um passeio de trem, de ônibus... de tudo que gosta.
0

0 comentários: