Um dia muito especial

Dia 15 de março meu pequeno que está deixando de ser tão pequeno assim fez aniversário. Que delícia comemorar essa data tão especial. Para ele com certeza não será uma data lembrada, somente recordada através de fotos e relatos. Mas para a mãe o aniversário de 1 ano do filho é sempre uma grande conquista e um momento de grande alegria que precisa ser comemorado. Conquista, pois passou um 1 ano e foi tudo muito depressa! Um ano de vida no qual tiveram muitas descobertas para o Thomas e para mim. Foram muitas conquistas...

Para meu filho foram muitas as descobertas. Passou de um bebê de colo para um menino que já está praticamente andando, olhando tudo e descobrindo o mundo. Eu passei por um processo de adaptação de ter um filho num país totalmente diferente de onde nasci. Onde não há família por perto, amigos queridos e médicos já conhecidos. Enfim, um ano de grande desafio para dar conta “sozinha” (digo sozinha, apesar de ter tido muita ajuda do meu marido, pois é a mulher que amamenta, que fica o dia inteiro com o bebê enquanto o marido trabalha, que preocupa-se com a alimentação, que na maioria das vezes acorda no meio da noite e tudo mais). Além de tudo, tendo que dar conta da casa e de outro pequeno. Mas, enfim, deu tudo certo e hoje só tenho motivo para comemorar e agradecer a chegada desse pequeno na minha vida! Uma alegria constante que me deu forças para fazer tudo que fiz... E, posso dizer, acho que faria tudo novamente! Será que sou louca? Mas digo que amo ser mãe, cuidar dos meus filhos e ver cada passo que dão. Cada sorriso, cada fala, cada olhar...

Infelizmente tive alguns contratempos e não consegui postar no dia. Na verdade, desde que decidi fazer a comemoração do aniversário do Thomas não parei um segundo. E olha que fiquei muito inquieta e com dúvida se faria algo para não passar em branco essa data. Não pelo meu filhote, mas por estar distante dos familiares. Fiquei lembrando da festa de um ano do Felipe onde reuni quase todas as pessoas mais importantes da minha vida. Lembrei do Brasil, de como faria tudo... Mas caí na real e falei para meu marido, para mim: “- A vida continua. Escolhemos mudar de país, temos que viver conforme nossas condições e escolhas. Temos que fazer de tudo para ser feliz!” Além disso, lembrei o quanto curti pensar e preparar cada detalhe da festa do Felipe.

Então, animada comecei a pensar em tudo: convite, comes e bebes, roupa que o Thomas colocaria no dia, lembrancinha, enfeites e convidados. Mesmo não tendo a casa total mobiliada, pensei que daria sim para fazer uma pequena festa (mesmo porque já falei minha opinião sobre fazer festas para crianças pequenas). Dessa forma, poderia aproveitar muitos espaços ainda não ocupados para ser uma diversão, já que o tempo é um fator importante a ser considerado. Mesmo estando melhor, quem garantiria que daria para brincar no jardim.

Bom, então ponto final. Estava tudo decidido. Comecei a pensar em cada detalhe e o primeiro foi em relação ao tema que já havia começado a pesquisar (ver aqui). Não queria um tema em si, mas algo que fosse colorido e simpático. Lembrei de quando Felipe fez 1 ano. Fiz um tema relacionado ao primeiro aniversário e gostei bastante. Aí resolvi fazer para o Thomas também, só que com outros detalhes. Resolvi que seria o seguinte tema. Achei bacana e as cores que aparecem chamaram muito minha atenção (xadrez azul, amarelo e vermelho).




Assim, para o convite e enfeites tive a idéia de fazer com tecidos coloridos (xadrez azul, listrado azul, azul com bolinha branca, amarelo listrado, amarelo com bolinha branca e as cores lisas: vermelho, laranja, azul, marrom) que tinham haver com o tema escolhido. Para cada convite fiz um fundo diferente e detalhes do ursinho e foguete também.

Entregamos os convites para as pessoas mais próximas que temos aqui: Alex com os filhos (Nico e Lenny - amigos do Felipe), Birgit com os filhos (Florian e Maximilian - também amigos do Felipe), Lilian e Thorsten (meus amigos), avôs (avôs da Alemanha - assim chamados por Felipe). Infelizmente os avôs não puderam comparecer. Foram poucas pessoas, mas foi muito gostoso esse momento! Tive prazer e alegria em preparar tudo e meus filhos ficaram muito felizes ao lado das outras crianças.

Quanto a decoração da mesa além da louça ser toda branca e ter apenas alguns pratos do próprio tema; também fiz algumas coisas para enfeitar. Logo poderão ver os detalhes nas fotos. Tudo ficou nas cores de amarelo, azul e alguns detalhes em vermelho. Apesar da correria, pois fiz tudo sozinha, além de conciliar com a casa e os filhos, gostei bastante!

Ficamos felizes, eu estava muito feliz, afinal de contas, me dediquei à preparação dessa festa e, muito mais, foi 1 ano de grande dedicação para superar tantos obstáculos que surgiram para mim. Mas o tempo passou e tudo aconteceu como tinha que ser. Hoje Thomas está mais crescido! Eu também estou mais confiante e animada para continuar fazendo tudo para viver bem por aqui.

Mais do que ficar escrevendo, escrevendo quero que faça comigo uma retrospectiva do dia 15 de março. Quero que veja “bem de pertinho” como foi o dia do Thomas e o momento do “Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidades”.


Thomas acordou e logo percebeu que havia um agito diferente na casa. Lógico que as crianças percebem quando a mãe não está tão tranquila assim. E era pura verdade, pois estava na correria para arrumar a mesa, colocar os enfeites, terminar os comidas e organizar as bebidas. Além disso tudo queria organizar alguns espaços na sala com brinquedos e no quarto do Felipe também. Pensei que as crianças encontrando alguns espaços organizados com brinquedos seria bem bacana. Elas adoraram! Cada hora elas estavam brincando com um brinquedo, depois com outro...  Enquanto preparava tudo Thomas ficou em volta de mim. Brincou pertinho, folheou uma revista, em alguns momentos queria um colinho, brincou com o brinquedo que ganhou dos padrinhos e, assim foi...

Pesquisei bastante quanto as lembrancinhas. Gosto da idéia de ser algo que a pessoa possa guardar de recordação. Por exemplo, na festa de 1 ano do Felipe fiz um álbum para os pais no qual tinha 12 fotos marcantes durante o primeiro ano de vida e para as crianças fiz uma pacotinho surpresa com guloseimas, jogo da memória e adesivos. Já para o aniversário do Thomas queria que fosse algo bacana, mas que também pudesse ser guardado ou ao menos utilizado. Aí tive a idéia de um pequeno baleiro com Gummi Bär (balinhas de ursinho), já que teria relação com o tema escolhido. Além disso, as crianças convidadas (todas com mais de três anos) gostam dessa bala e não é tão calórica. Pois, pra falar a verdade, cuidamos muito dos doces que Felipe costuma comer e Thomas ainda não experimentou. Acho que não precisa ser tão cedo assim... Dá para evitar e pensar em coisas saudáveis. Mais afinal, era aniversário e as crianças esperam por isso. Gostei muito do baleiro e para acabamento coloquei um chaveiro de ursinho de pelúcia com a camiseta cujo nome era de cada convidado.



Os enfeites da mesa não foram tantos assim... Preparei alguns para o detalhe e charme na mesa. Usei ursinhos de pelúcia do Thomas, com tecidos fiz um foguete, um ursinho, o número 1, preparei palitos com o nome do Thomas para espetar nas comidas, coloquei potes de mel, uma vela amarela, alguns vasos com pedrinhas e escrevi o nome do Thomas em pequenos círculos. Mas para uma festa pequena, com poucos convidados, ficou bastante simpático!







Olha que lindo! O aniversariante na espera dos convidados. Enquanto isso, colocando a pazinha na boca e pose dos irmãos para a foto.



Os primeiros convidados: Nico e Lenny. Thomas ficou observando os convidados abrirem os presentes dele. Ele gostou foi do papel de presente e as caixas. Logo, começou a amassar e a abrir a caixa. Para os pequenos, isso já é uma diversão!



Hora de comer! Coloquei algumas coisinhas mais saudáveis como tomate, frutas, queijo e também tinha algumas nas quais comer em dia de festa e um pouquinho tudo bem... rs Como pipoca, cachorro quente, bauru de forno, torta de frango, bolo de maçã, bolacha no palito, brigadeiro e muffins. Todas crianças comeram bem os salgados. Quanto aos doces, não foi nada exagerado! Mesmo porque brigadeiro acabaram conhecendo, um docinho típico da festa de aniversário no Brasil. Sabe o que a maioria comeu mais: Bolo de maçã (bolo típico alemão). Uma delicia! Qualquer dia desses escreverei a receita.

Que diversão que foi para o Thomas ficar ao lado e atrás dos amigos do Felipe. O mais gostoso foi ouvir as crianças dizerem “- Tenho um amigo que é pequeno. Hoje está fazendo 1 ano de idade”. Também ver o cuidado que as crianças tem com o Thomas. Elas gostam de ficar perto dele e também de brincar ao seu lado. Thomas brincou com Maximilian de bola, com carrinhos e também com o brinquedo que empurra para lá e para cá...rs rs rs



Depois de tanta comilança e brincadeira fomos brincar lá fora, pois o dia estava bom. Thomas brincou com o pai, ficou olhando o Felipe com os amigos brincarem de correr, de bicicleta e com bola.


Lilian e Thorsten... não podia deixar de colocar uma foto deles. Lilian também é brasileira. Conheci no curso de alemão e ficamos amigas. Durante meu período de gestação foi uma parceira e tanto. Me ajudou bastante, me apoiou, conversou muito comigo, enfim; foi uma bela companheira para compras, para tudo!!! Praticamente uma madrinha alemã..rs rs rs


Após a hora do Parabéns, Thomas estava muito cansado. Demos banho, comeu e foi dormir. Foi um dia bastante agitado e vimos que estava exausto. Dormiu logo e Felipe continuou naquela animação...rs rs rs


http://i11.photobucket.com/albums/a168/evelynregly/encomendas/felipe.jpg



Na hora do Parabéns foi muito divertido, pois sabemos que há algumas músicas em alemão. No entanto, Boris não sabia exatamente qual as crianças conheciam. Começou a conversar com elas e logo as mães alemãs ajudaram lembrando as crianças ajudando-as a cantarem “Wie schön dass Du geboren bist”. Foi muito bonito e, lógico que depois cantamos o nosso tradicional Parabéns pra vc. Uma troca de cultura!

Segue a letra da música que cantaram um trecho. A tradução é muito bacana!

Wie schön daß Du geboren bist (Que bom que você nasceu)

Heute kann es regnen,
Hoje pode chover,
stürmen oder schneien,
ventar forte ou nevar,
denn du strahlst ja selber
porque você brilha por si só
wie der Sonnenschein.
como o raio do sol.

Heut ist dein Geburtstag,
Hoje é seu aniversário,
darum feiern wir,
por isso que celebramos,
alle deine Freunde, freuen sich mit dir.
todos os seus amigos, estão felizes com você.

Wie schön daß du geboren bist,
Que bom que você nasceu,
wir hätten dich sonst sehr vermißt.
caso contrário iríamos sentir muito a sua falta
wie schön daß wir beisammen sind,
que bom que estamos juntos,
wir gratulieren dir, Geburtstagskind!
parabenizamos a você, aniversariante!

Uns're guten Wünsche
Nossos votos de felicidade
haben ihren Grund:
tem o seu fundamento
bitte bleib noch lange
por favor, fique por um longo tempo
glücklich und gesund.
feliz e saudável..

Dich so froh zu sehen,
Vendo você tão feliz,
ist was uns gefällt,
é o que gostamos,
Tränen gibt es schon
Lágrimas já existem
genug auf dieser Welt.
suficiente neste mundo.

 Montag, Dienstag, Mittwoch,
segunda, terça, quarta
das ist ganz egal,
isso não importa,
Dein Geburtstag kommt im Jahr
Seu aniversário é apenas uma vezdoch nur einmal.
no ano.

Darum laß uns feiern,
Por isso vamos comemorar,
daß die Schwarte kracht,
até o esgotamento,
Heute wird getanzt,
Hoje dançamos
gesungen und gelacht
cantamos e sorrimos

Rolf Zuckowski

Além de todos esses convidados tivemos pessoas especiais do Brasil que lembraram do aniversário do Thomas. De alguma forma, estavam presentes também nesse dia tão especial: avós, tias e padrinhos. Agradeço o carinho!







2

2 comentários:

Dani Cassar disse...

Celi que lindo que foi!!! Vc eh super criativa!! Adorei =)

Anônimo disse...

Onde comprou os ursinhos?