Frio
Nada melhor que o passar do tempo para a gente se acostumar com certas coisas. Esse ano posso dizer que estou encarando o inverno de uma outra maneira, mais animada e quentinha. Quentinha mesmo, já me acostumei a ter que me vestir, por exemplo, da seguinte maneira antes de sair de casa: colocar meia calça de lã ou “Thermo-Strumpfhosen”, calça jeans, meia grossa nos pés, bota, camiseta de manga comprida, gola rolê ou “Thermoshirt”, malha de lã ou “Fleecejacke” (muito comum por aqui, é aquela malha bem fofinha, parecendo um algodão), casaco, luvas e cachicol. Uma coisa que ainda acho difícil de usar ou sei lá ainda não encontrei um que gostasse bastante e que ficasse bem é o chapéu que esquenta a cabeça e as orelhas; conhecido como gorro ou “Mütze”. Mas já sobrevivo com os capuzes dos casacos.
Apesar de me sentir quentinha ainda sofro um pouco quando tenho que sair no frio, seja para buscar o Felipe na escola ou mesmo passear. Digo sair no frio, mas sair no frio mesmo. Considerem abaixo de – 6 graus. Até que esse inverno tenho me arriscado mais, saimos bastante para passear. Além disso, como é gostoso sair para depois voltar e sentir a casa quentinha, tomar um belo chá. Agradeço imensamente!
Posso dizer que ainda preciso curtir mais o inverno ou mesmo a neve que acho tão linda. Acho que com o tempo vivendo aqui a tendência é melhorar. Agora, para meu marido e meus filhos não tem tempo ruim. Eles aproveitam e vibram pelos dias mais frios e com neve. Uma animação só!!!
Esse final de semana mesmo como foi bonito. Tivemos um final de semana com céu azul, azul. Olhando pela janela até parecia um belo dia de verão, mas abrindo a porta da casa parecia abrir a porta do freezer. Que gelo! Estava tão frio que o Boris resolveu descongelar o freezer, deixando as gavetas no jardim. E não é que após o freezer estar completamente descongelado os alimentos lá fora continuavam iguais.
Nesses dias de céu azul a tendência é ser bem frio, mas muito frio. Fica em torno de - 9 graus. Ontem (30.01 - domingo) meus amores aproveitaram a tarde para passear, lógico que Felipe deu como sugestão irem ao parquinho. Sabem como eles voltaram? Voltaram parecendo pinguins. Por mais que estivessem bem agasalhados, o rosto não escapou. Senti o gelo que estava lá fora quando fui dando um abraço e beijo em cada um. Que gelo.. que frio que encararam durante o passeio. Corajosos!!!
Neve
A chegada do inverno traz tristeza e depressão para muitas pessoas. Tem o fato de o dia ser mais curto, se assim posso dizer, já que começa a escurecer bem mais cedo. Engraçado mas quando são 17h já parece que são 21h! Os alemães não deixam de realizar suas atividades (trabalhar, passear, fazer caminhadas, andar de bicicleta - nos dias que não está nevando), mas recolhem-se mais cedo. Normalmente as pessoas tendem a ficar mais em suas casas, aproveitando o que tem de bom e pode-se fazer na casa quentinha nessa época do ano. Exemplos:
- tomar um belo chá ou sopa;
- assistir televisão;
- fazer serviços domésticos (não é algo tão bom, mas é necessário);
- dormir juntinho com o marido, ou mesmo, com o filho;
- desenhar, ler, escrever;
- fazer arrumações nos armários;
- assistir DVDs;
- cozinhar;
- ficar na Internet.
Enfim, dá para curtir muito o ambiente interno. Lógico que bate uma pequena depressão de vez em quando, já que o contato com as pessoas acaba sendo menor. Ainda mais no meu caso que tenho pouquíssimas pessoas ao meu redor. O ideal é se ocupar! Brincar com os filhos, brincar com os filhos, brincar com os filhos, conversar e assistir filmes com o marido, fazer ginástica, ler e escrever.
Apesar desse inverno que traz um pingo de tristeza, tem a neve que traz muita alegria. Digo isso pois não é somente para nós - brasileiros, mas percebo que os alemães - vizinhos - também encontram satisfação e animação nos dias com neve. Vê-la caindo aos pouquinhos, depois aumentando a quantidade e o tamanho dos flocos transmite uma sensação tão gostosa! Uma delícia vê-la pela janela, caminhar, sentir os floquinhos de neve caindo no rosto e ver outros ficando no casaco.
A paisagem nessa estação do ano é belíssima. Como é lindo ver tudo branquinho! Adoro ver os telhados das casas e, principalmente, as árvores. Ficam belas camadas de neve em cima dos galhos e das folhas.
Agora, para quem pode ficar olhando a bela paisagem pela janela ou dar voltinhas rápidas pelo bairro é uma maravilha. Diferente para as pessoas que precisam trabalhar e se locomover de um lado para outro, para longe. Nesse caso, a neve dificulta e também traz alguns perigos. Durante essa estação do ano, a primeira coisa que se deve fazer é trocar os pneus do carro por "pneus de inverno". Eles apresentam uma borracha mais mole para aderirem melhor ao asfalto no frio. Eles também apresentam um desenho especial que faz ter uma tração melhor na neve e no gelo. Fora isso, precisa ter muita atenção e dirigir com cautela.
Nos dias e noites que nevam bastante muitas pessoas ainda correm o risco de saírem de casa ou do trabalho e encontrarem o carro no seguinte estado...rs rs rs O que você faria nessa hora? Pegaria um ônibus? Um trem? Voltaria para casa a pé? Situação complicada, hein!?
Bom uma solução é ficar um bom tempo tirando a neve de volta do carro, assim como fazemos sempre na varanda ou na frente da nossa garagem. Agora, precisa ter o material apropriado quando envolve neve: pás, raspador de gelo do vidro do carro, vassoura que raspa o gelo do chão, pedrinhas para jogar no chão que nos dão maior aderência ao caminharmos e sal para derreter o gelo.
E depois dessa neve toda sabe o que acontece a depender da temperatura? A neve derrete e vira gelo novamente. Podemos observar nos topos das casas os "Eiszapfen". Traduzindo vejam a foto:
Mas também corremos o risco pois no chão se formam os "Glateis", ou seja, as camadas de gelo. Já pensaram numa caminhada com esse tempo? Com os "Glateis" nas calçadas? É um perigo para todos. Precisamos ter sapato com solado apropriado e, mesmo assim, se não tomarmos cuidado... Tibum no chão!!! Sabem que muitos idosos não saem de casa quando a temperatura está assim e há formação dessas camadas de gelo. Eles evitam ao máximo, pois uma queda pode trazer grandes lesões. Em ruas muito movimentadas a prefeitura atua jogando as pequenas pedrinhas que nos ajudam a caminhar. Mas, ainda assim, é perigoso!
Quando a temperatura esquenta e a neve começa a derreter aí vem a parte feia da paisagem. Começam a surgir os "Schneematsch", que nada mais é do que uma meleca: neve misturada com sujeira. A paisagem deixa de ser branquinha para ficar marrom e preta em alguns lugares. Inevitável!
O mais interessante é o ciclo desse fenômeno meteorológico. Quando a gente pensa que acabou de nevar, que não tem mais nos telhados e pelas ruas, que o "Schneematsch" se foi... começa tudo outra vez. Então, vamos aproveitar novamente! A neve, a natureza, o inverno, todas estações do ano!!!!
Para finalizar esse post vejam que vídeo divertido! Olhem só o que pode acontecer após cair a neve!
1 comentários:
Acho muito lindas essas fotos com as árvores branquinhas...após ler esse seu post sobre o inverno, fica nítido que td na vida não passa de uma questão de perspectiva, ou seja se vc está olhando a vida com bons olhos e vivendo intensamente cada momento, consegue ver o lado bom de todas as coisas e você passou tanta confiança em suas palavras que me fez até ter saudades desse inverno tão rigoroso.
Fico muito orgulhosa de ver o quanto vc já se adaptou a tantas coisas aí e não somente se adaptou como esta conseguindo aproveitar as partes boas. Que delícia ler essas histórias sobre os passeios do Bóris com os meninos e saber o quanto o Felipe tem aproveitado a vida por aí. Imagina daqui a pouco com o Thomas andando par lá e para cá junto com ele!
Da um aperto no coração estar longe de vcs, porém ver a qualidade de vida que estão tendo compensa td. Acho melhor o Túlio arranjar um emprego em Regensburg mesmo, assim resolvemos os dois problemas! Já pensou?!
Postar um comentário