Parabéns São Paulo!



Que saudades de São Paulo! Cidade onde nasci, cresci e vivi até meus 30 e... anos. Impossível deixar de fazer uma homenagem, mesmo que já tenha passado a data! Até pouco tempo atrás estava acostumada com o dia 25, bem comemorado por ser feriado. Nesse dia sempre descansava e dificilmente realizava grandes passeios. Hoje morando na Alemanha esse dia é marcado em meu calendário, pois é aniversário da cidade onde morei tanto tempo e tenho uma bela história de vida. Fico feliz em recordar, lembrar dos lugares que conheci e dos momentos especiais em diversos lugares da cidade.

Essa grande metrópole, que foi fundada em 25 de janeiro de 1554, com aproximadamente   11 244 369 habitantes; tem características marcantes que encantam e, ao mesmo tempo, preocupam todos nós. Sabe-se que por ser uma cidade grande apresenta pontos turísticos bastante interessantes como: Parque do Ibirapuera, Museu do Ipiranga, Museu de Arte Sacra e Mosteiro da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Mercado Municipal, Liberdade, MAM, MASP, Jockey Club, Jardim Botânico, Edifício Itália, Brás - Bom retiro - Rua 25 de Março, Avenida Paulista e outros.

Devido suas características e seu desenvolvimento, São Paulo atraiu muitos imigrantes. Hoje tem a maior colônia de japoneses fora do Japão. Além dos imigrantes, sabemos também que atraiu muitos migrantes principalmente das regiões norte e nordeste; ocasionando um crescimento descontrolado e desordenado.

Os reflexos disso são a presença de favelas em regiões nobres (por exemplo: Campo Belo, Morumbi), trânsito intenso, falta de transporte coletivo, além dos problemas de inundação no verão. Por seu tamanho também, o controle da criminalidade é muito difícil. Porém, é uma região que apresenta uma renda per capita extremamente alta.

Considerando tudo isso, mesmo gostando de morar em São Paulo, nos últimos anos, vivendo lá, comecei a pensar no futuro. Não só no meu futuro, mas principalmente da minha família. Depois que engravidei e tive o Felipe, o excesso de cuidado e amor fez com que eu repensasse cada dia ao ter que sair de casa à noite, em ter que fazer certas coisas na rua. A falta de segurança foi me deixando assim... Diariamente ouvia uma história que me levava a pensar: Será que... Conseguirei criar meu filho aqui? Quero que meu filho cresça vivendo nessa cidade? Ainda não tenho resposta para essas perguntas...

Isso e outras coisas como (falta de tempo, a correria do dia a dia) influenciaram minha decisão em também querer, ao menos “tentar” morar, viver em outro lugar.

Hoje moro numa cidade pequena ao sul da Alemanha que faz parte do distrito de Regensburg. Atualmente Regensburg tem cerca de 182.400 habitantes e Sinzing cerca de 7447 habitantes. Comparando a São Paulo mudei para uma cidade menor, mas BEM menor. Me lembra muito uma cidade do interior de São Paulo...rs

São países e cidades muito diferentes! Acho que ambas deixarão lembranças importantes. Quero continuar conhecendo essa pequena cidade para quem sabe me encantar, assim como São Paulo. Que saudades de São Paulo! Quero muito poder visitar e reencontrar lugares que tenho grande fascinação. E já aviso de antemão que quero reencontrar cada lugar especial ao lado dos familiares e amigos. Lugares que vocês já sabem bem... lugares que gostávamos de ir juntos!

Viva São Paulo!!!
1

1 comentários:

Renata disse...

Acho melhor já começarmos a preparar esse roteiro! Acho que 15 dias serão poucos, melhor ficarem uns 30 mesmo...=)