Amigos da natureza

Quando combinamos tudo da viagem lembro como se fosse ontem minha querida amiga perguntando se me importava de não fazermos grandes passeios. Na hora lógico que falei que não me importava, já que estava indo para a casa dela para ficarmos juntas, para nossos filhos aproveitarem o tempo para brincarem muito juntos. 

Não tinha como não considerar meus três filhos, pequenos, porém numerosos e minha amiga com seus dois filhos. Não daria para sairmos todos juntos num único carro, a não ser que fosse num micro ônibus... hahahaha  

Sendo assim, combinamos que iríamos passear muito a pé com as crianças e utilizar o trem. Quer diversão maior do que essa para as crianças? 

Não me importei, pois o que queria mesmo no momento era mudar um pouco a minha rotina e curtir, curtir muito a companhia da minha querida grande amiga.

No entanto, por mais que tenham brinquedos, espaços na casa para as crianças brincarem, tem hora que não dá, acabam pedindo um passeio. Faz-se necessário uma caminhada, um ar puro e diferente para todos. A mamãe aqui também queria conhecer, observar a paisagem que estava em volta, a construção das casas e tudo de mais simples, novo que pudesse fazer parte da viagem.

Então, que entre uma conversa e outra, logo minha amiga falou da floresta que fica perto da casa dela e, juntamente com a mesma um belo espaço para as crianças brincarem. Ficamos curiosos e fomos até lá, por sinal mais de uma vez... 

Nem preciso dizer o quanto as crianças amaram esse espaço e esse passeio. Eles amam a natureza e tudo que envolve essa paisagem. Desde ver bichinhos, flores, folhas e jogar pedrinhas nas poças de água. Por sinal, jamais esquecerei da cena da minha amiga ensinando o Thomas a jogar pedrinhas nas poças. Na primeira vez ele ignorou total, mas na segunda vez não é que fez questão de parar de poça em poça para jogar as pedrinhas. Um lindo! Coisas simples da vida e deliciosas de se fazer na infância.

Realmente o caminho da floresta é encantador e o espaço para as crianças brincarem também. Sabem um espaço totalmente adaptado, elaborado com a maioria das coisas encontradas na própria natureza, na própria área verde, pois é... Foi tudo isso que encontramos e que surpreendeu os meus filhos. Nem sempre elas precisam de espaços totalmente estruturados, com mega construções. 

Elas precisam de tão pouco... 

Acompanhem através das fotos!



O caminho para entrarmos na floresta....

Já imaginaram você numa cidade e de repente entrar numa floresta, num espaço somente de área verde, de ar puro? Pois foi isso que aconteceu. Parecia que estávamos muito distante das casas, de tudo da cidade.



Muitas árvores, muitos frutos e flores. De repente, um espaço escuro, entre grande troncos localizamos o parque, ou melhor, o espaço totalmente adaptado para as crianças e para muitos adultos, pois juro que deu vontade de brincar. Lembrei das coisas simples da minha infância. Vejam os balanços. Uma maneira de voltarmos a ser crianças, só que dessa vez junto com os filhos. Tem coisa melhor?



Já imaginou produzir sons numa floresta, num espaço escuro, fechado por uma área verde? Thomas passou boa parte do tempo batendo, ouvindo os sons que produziam...



Um espaço para sentarem, para fazerem uma fogueira.... Impressionante como o espaço foi pensado e estruturado para atender o encontro entre crianças. Tanto que sugere e favorece um belo piquenique ou mesmo uma comemoração de aniversário. Olhem só que idéia boa. Quando que faríamos um aniversário na floresta? Pois bem, minha amiga fará o aniversário do filho nesse lugar. 



Brincar com elásticos entre os pregos. Sabem aquela brincadeira do elástico nos pés, pois essa lembra bastante.



Gangorra adaptada com troncos e pedaço de madeira. Vejam só que alegria...



Várias caixas com elementos da natureza. Meus filhos fizeram questão de trazerem pedras para casa. Eram pedras brancas, lisas e possíveis de serem pintadas.



Uma cabana, uma tenda...



Uma cabana coberta com lugares para todos sentarem...



Mais um brinquedo no qual basta subir as moedas e vê-las descendo girando, girando...

P.S: Peço desculpas pelas fotos, mas considerem que estava escuro no dia e que estávamos cercados pelas grandes árvores. Parecia até uma caverna... Será que é por isso que os meninos gostaram tanto?
     
24

24 comentários:

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

A fantasia da criança é realmente a mais rica experiência. Adoro este tipo de passeio, que estimula, vai além do óbvio.
Que delícia!!
Super beijo em todos aí e vamos nos preparativos heim amiga? Feliz... Ju

Mamacrica disse...

E como sei que "mudar de ares" é bom e necessário...
Que delícia de passeio! Com certeza o contato com a natureza e sua "simplicidade" é uma das formas mais ricas de nos conectarmos aos filhos e a nós mesmos, principalmente quando nos lembramos de nossa infância. Eu adoro e meus filhos também!!!
As fotos ficaram muito boas e consegui passear nesta floresta também...rs..
Beijo
Cris

Nadja Kari disse...

Incriveeel, adoreeeei as fotos!!!! parece ter sido muito bom!!!

Dani Rabelo disse...

Celi, que delícia de lugaaaarrr!! Nossa senhora, que lugar maravilhoso, achei lindo, lindo, lindo e fantástico para brincar, para levar os filhos, para passear, fazer fogueira, brincar de cabana.... nossa, fantástico mesmo, Celi, que sorte que vcs puderam conhecer um lugar como este, pq não é todo mundo que tem acesso a bosques assim tão lindos!!!

Beijos enormes!!!!

Me diga: quando vc vem MESMO??? Ansiosaaaaaaa!
=)

Beijos!

Laiz disse...

Que lugar delicioso Celi. Bosque lindo e cheio de atrativos legais para os pequenos! Adorei. Eu amei a cabana!!!!! Imagino a diversão ! Bjo enormeeeeee

Cíntia disse...

Que delícia Celi. Aquele balanço pendurado na corda amarela se sustenta? Fiquei pensando em uma criança mais pesadinha, assim, nada pessoal... hehehehe... E aquela tenda coberta, acho que serve para os dias de chuva. Por aqui chuva não é problema quando querem fazer atividades no meio do mato. Conta mais... conta mais... :) bj

Celi disse...

Pois é Ju... Também passei a valorizar demais!!!! Tem presente melhor do que esse.... Eles aprendem, vivem intensamente.
Um grande beijo e quero notícias dos preparativos. Será que vai rolar mesmo?????

Celi disse...

Muito bom mesmo Cris! Sabemos o quanto eles gostam e o quanto esses passeios nos trazem boas lembranças. Mas o bom de tudo é termos a possibilidade de vivermos novamente, mas de outra maneira... rs
Beijos

Celi disse...

Quanto tempo Nadja... Está tudo bem???? Beijos

Celi disse...

Também adoramos esse lugar cheio de magia, de encantamento.
Logo, logo estaremos por aí.... segunda quinzena de outubro. Encaminharei uma mensagem para vc contando tudo. Beijos

Celi disse...

A mamãe aqui também adorou...rs Talvez porque minha infância tenha sido muito, muito diferente! Então, incentivo mesmo meus filhos.
Um beijo.

Celi disse...

Sei lá Cíntia sobre o balanço... agüentou muito bem meus filhos. Agora, juro que não arrisquei rs rs rs Você sabe que ainda ando bem pesadinha...hehehehe
Beijos

Ana Gaspar disse...

oi Celi!
primeiro queria comentar que adoro seu lado prático para as coisas... ou seja não ficou com espectativas de passeios enormes, porém deixou que acontecesse naturalmente e foi ótimo!!!! Eu adoro também fazer esses passeios pelas ruas, ver as casas, como as pessoas vivem... adoro!!
Aqui em Dresden tem uma lugar muito parecido com este, Ivan que adora o lugar...
Acho que a Suíca nem precisa de passeios distantes ou algo estravagante, acho que limitar-se a conhcer uma cidade, seus arredoresjá vale muito a pena... e como você disse só de mudar de ambiente, ufa... que delicia...
Curiosidade: tem uma foto que tem uma adulta brincando junto, e voc6e ou sua amiga??? não deu pra ver o rosto...
beijosssss....
Ps>: se viu a resposta lá no blog né... amei você estar lá de novo...

Ana disse...

Celi que barato!
Me imaginei nessa floresta tb. Com certeza crianças e nós mesmos não preisam de tanta coisa. o simples já funciona. enquanto isso aqui muito shopping, parquinho piscante.
Seria bom um equilibrio né?

beijos amei a floresta!

Carol Damasceno disse...

Celi que delícia de passeio... Imagino quanto as crianças tenham aproveitado... Coisas simples que fazem toda a diferença... Até eu fiquei com vontade de ir nessa floresta...

Beijocas
Carol

Mamãe do Otávio disse...

Nossa, muito legal Celi! Adoraria ter por aqui/e entrar numa floresta assim :)
ia ser show!
bjoss

Celi disse...

Ohhh minha amiga você escreveu tudo e mais um pouco. É isso mesmo! Apesar de não ter explorado tanto como gostaria, foi bom... valeu muito!!! Só o fato de sair dessa rotina maluca...rs rs rs rs
Ahhh aquela é minha amiga Jas. Não sou eu não... Mas vc já me viu, né?
Beijos e continuamos trocando, trocando muito.

Celi disse...

Morro de rir Ana com seus comentários... sempre acabando, ressaltando o que poderia ser melhor no Brasil. Entendo perfeitamente, pois é a realidade... Não é mesmo? Por isso, é importante fazermos o diferente, o simples e possível aos nossos filhos.
Beijos

Celi disse...

Viu só Carol... um lugar gostoso mesmo! Nunca imaginei que fosse curtir tanto. Confesso isso para vc...hahahahaha
Beijos em vocês três.

Celi disse...

Hahahahaha sempre entusiasmada com tudo que conto por aqui. Acho que você daria muito bem num país como a Alemanha...rs
Um grande beijo.

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Eu adorei a floresta. Isso sim é que é floresta encantada, com um parquinho bacana no meio das arvores. Dificil falar o que eu mais gostei, mas achei o maximo o fazer o som na floresta! E esse compartimento com elementos da natureza... Pedras, pinhas... Adorei!
Beijos querida

Celi disse...

Bacana mesmo Ana! Também fiquei bastante surpresa com as idéias presentes e possibilidades das crianças explorarem.
Um beijo.

Chris Ferreira disse...

OI Celi, que máximo esse passeio! Nossa, as fotos tão bem legais. Adorei. Imagino como as crianças se divertiram e ficaram felizes.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Celi disse...

Ficaram felizes mesmo! Aproveitaram muito! Já deu até saudades... Beijos