Ainda é tempo...

Viajar com criança pequena não é uma tarefa fácil e simples quando se pensa na quantidade de coisas que são necessárias. Precisamos pensar nas roupas, considerando a estação e todos os apetrechos que são utilizados diariamente como fraldas.


A viagem para a Suíça foi mais tranqüila, pois não precisei levar toalhas de banho, roupas de cama que ocupam um espaço considerável na bagagem. Por sorte minha amiga emprestou tudo isso para nós.

No entanto, levei o berço desmontável para o Lucas. De tudo, a única coisa que não havia conversado com ela durante o planejamento da viagem foi a respeito de como seria o banho do Lucas, já que seria inviável levar uma banheira ou mesmo um balde. Mas já tinha em meu pensamento que o mesmo tomaria banho junto comigo. O que já fiz e acredito ser possível em casos extremos.

Logo quando chegamos foi dada uma solução rapidamente. Minha amiga apareceu com um balde, o que chamam de ofurô. Mesmo estando no terceiro filho, ainda não tinha experimentado essa situação, apesar de já ter lido muita coisa a respeito sobre as diferenças entre o banho de banheira e de balde, sobre as sensações que possibilita ao bebê.

Mas nunca é tarde, não é mesmo? Lucas passou a tomar banho no balde e simplesmente adorei o jeitinho dele na água. Ficou quietinho, tranqüilo e gostou bastante. Lógico que pensei que não caberia por conta de todas suas dobras. Ohhhh! 

O mais interessante de tudo foi que os meus outros filhos se interessaram e fizeram questão de experimentarem. Thomas com 2 anos coube também no balde e se divertia todo dia. Felipe, apesar de ficar um pouco apertado, também gostou e pediu mais de uma vez. Algo diferente para eles, uma sensação gostosa e possível...




Sendo assim, rapidamente a solução para o banho do Lucas foi resolvida. Thomas e Felipe brincavam um pouco dentro do balde (nem todos os dias) e depois finalizavam o banho com o chuveiro.

Outro pensamento que surgiu foi a respeito da quantidade de coisas que acreditamos serem necessárias para vivermos, para viajarmos. Levei um tanto de roupas para os meninos, porém como estávamos tendo dias de calor, levei somente uma calça e uma blusa leve de manga comprida para cada um. Logo pensei que seria impossível permanecer mais dias na casa dela, permanecer sem comprar roupas de frio para os meus filhos. 

No entanto, também arrumamos uma solução pegando blusas emprestadas dos filhos dela e lavando as roupas dos meus filhos, já que não havia uma quantidade suficiente de troca. Mas pra tudo se dá um jeito, não é mesmo?

Eles não passaram frio. Ficaram bem e de maneira alguma se importaram em usarem a blusa mais de uma vez, em dias seguidos. De lavar a blusa e usarem novamente a mesma. Logo, fica o pensamento de que muitas vezes temos muito mais do que realmente precisamos... do que se faz necessário para o dia a dia.

E a viagem, em termos de bagagens, da demanda de tudo foi resolvida muito bem. Quanto a fralda dos meninos havia levado também. No entanto, após a decisão de estendermos a viagem de uma semana para duas foi necessário comprarmos mais fraldas. Aí sim levamos um susto, pois nos deparamos e só confirmamos o quanto a vida é cara na Suíça. Avaliem só que o mesmo pacote que pago na Alemanha 9 euros, na Suíça custou 19 francos suíços. Um absurdo, não? Praticamente seriam 15 euros.

Mas em relação a fralda, não daria para dar outro jeitinho. Tive mesmo que comprar, mesmo ficando de boca aberta com a diferença de preços. 

Lugares diferentes, moedas diferentes, faz-se necessário uma adaptação...
33

33 comentários:

Daniela Goettems disse...

:n

Adorei!!
Com uma filha já me preocupo no que levar. Imagino vc com 3 meninos lindos e fofos :)

Well done.

Renata disse...

quanto tempo!
viajar é sempre bom né,mesmo com tanta coisa para planejar no final da tudo certo... e que delicia esse banho de balde, realmente nunca é tarde pra nada nessa vida ;)

beijãoo

Paloma Varón disse...

Que delícia este banho de balde dos irmãos. E que dobras gostosas são estas?
Sobre viagens, eu sempre que posso lavo as roupas delas e repito bastante também. Aliás, elas mesmas pedem para repetir (mesmo se lavar), quando é alguma de que elas gostam. Se não estiver muito suja e/ou não tiver como lavar, usam assim mesmo.
Viajar para casas de amigos é bom por isso: dá para lavar, dá para pegar emprestado, dá para compartilhar. Eu mesma já aviso a quem vem pra cá: não encha a mala de casacos, eu empresto!
Beijos

Cris disse...

Celi! Estava com uma saudade de passar aqui! Parece ter sido uma delícia esse banho de balde. Também sempre pensei em comprar um quando tive o Gui mas acabava deixando pra lá. Será que compro agora para o novo bebê? Por aqui viajamos bastante, viagens geralmente curtas de 3 ou 4 dias mas as malas duplicaram desde que o Gui nasceu. Sempre acho que vou precisar disso ou daquilo pra ele e no fim uso muito menos do que imagino.
Beijo

Ana Gaspar disse...

Oi Celi!!!
primeiro: fiquei muito feliz com voc6e lá no blog... nem acreditei... Poxa Celi aqui... que honrra...
Bom, sobre o post que fofo essa dos três no balde... foi muito engraçado e bonitinho os irmãos quererem compartilhar a mesma experiência...
E li e reli sobre a viagem, realmente sempre temos surpresas, como vc disse no final "temos que nos adaprtar ao país que estamos visitando"(carinha a fralda hem!!!!)
Mas agora que venha a grande viagem né: Brasil!!!!! nós iremos sim em dezembro, dia 18.
E vocês???
Ivan ficará até dia 13 de janeiro... eu e Valentina até 24 de fevreiro...rsrsr. Coisa boa né... irei fugir do inverno...
Vc já comprou as passagens? Nós já...
e como anda o planejamento?
beijossssss

Dani Rabelo disse...

Querida, que saudade!!!!

Não tinha listo o seu post anterior - eu estava viajando e fiquei sem internet, só vi agoraaaaaaa que vc já tinha escrito!

Que delícia viajar com os filhos, não? Mas eu imagino o cansaço.... eu viajo com UMA e fico um caco, imagine vc com três.... de qlq forma, é sempre bom conhecer novos lugares, apresentar pessoas diferentes, sensações diferentes, culturas e moedas distintas. Mesmo que a diferença de preço seja mto grande... hehehehehehe

O banho de balde aqui em casa sempre foi bom, mas só para ocasiões especiais, eu não fiz dele uma rotina, não. É bom para descansar de vez em quando, sim.

Agora, quanto às roupas, eu sempre considero duas roupas por dia quando viajo com a Laura, portanto, se ficaremos 4 dias, levo oito mudas de roupas, se ficaremos 3 dias e meio (chegando ao local ao meio-dia, por ex.), levo sete.... e por aí vai.

E eu sigo rigorosamente esta regra, senão enlouqueço e levo tudoooo!

Eu nem acredito que a gente vai se conhecer daqui alguns dias!!!!!!!!!!!!!!!!

JESUS!!!!!!!!!!!

Estou super-mega-hiper ansiosa!

Beijos!

Celi disse...

Mas por isso que precisamos viver de maneira simples... sem se preocuparmos com muitas coisas. Dessa maneira dá para curtir a viagem numa boa.
Obrigada pela visita e seja muito bem vinda.
Um beijo.

Celi disse...

Quanto tempo mesmo! Também estava com saudades desse espaço, das amigas blogueiras...Espero que esteja tudo bem com vocês.
Um grande beijo Re.

Celi disse...

Certíssima Paloma! Acho que podemos e temos toda a liberdade do mundo na casa de amigos conhecidos e queridos. Lá foi muito bom justamente por tudo isso. As crianças se divertiram muito e nós também!!!!
Beijos

Celi disse...

Eu também sou assim Cris.... também quero levar o mundo para não faltar nada, com medo de que precise de algo. Vivo tentando antecipar um tanto de coisas. No entanto, estou mudando. Ainda bem, pois com três filhos é realmente necessário hahahahaha
Quanto ao balde ainda é tempo. Se você experimentaria sim... Vai ver que delícia!!!! O seu bebê curtirá muito!
E a barriga, como anda? Espero que todos estejam bem!
Beijos, beijos

Celi disse...

Que delícia Ana!!!! Imagino que esteja muito feliz com a viagem para o Brasil. Que maravilha ficar tanto tempo assim. Eu também estou muito, mas muito feliz!
Agora falta menos de 1 mês para irmos para o Brasil. Voltaremos no início de dezembro. Já não terei tanta sorte assim de ficar longe do inverno. Mas acabamos optando dessa maneira por uma série de coisas.
Estou começando a planejar... Dá até um frio na barriga de pensar que verei tantas pessoas queridas novamente.
Um grande beijo.

Celi disse...

ohhhhh minha amiga... que saudades! Juro que pensei que tinha me abandonado!!! rs rs rs
Está certíssima quanto as roupas. A gente se adapta, mas também gosto de levar bastante trocas pensando no divertimento e menos no trabalho em ter que lavar um tanto de roupas.
Está chegando mesmo! Quero muito conhecer vocês! Um grande beijo.

Nine disse...

Oi, Celi! Que lindos seus meninos! O Lucas é carequinha, como o Pedro também! Viajar com os filhotes é trabalhoso, mas vc está certa, por vezes nos preocupamos demais com detalhes que nem fazem tanta diferença na viagem. A regra é simplificar! Beijos! Nine

Cíntia disse...

Eu olho para as fotos do Lucas e lembro da Bia... os dois são bonequinhos Michelin de tantas dobras. Ai que fofura que é essa fase... E os outros no banho de balde? Ainda bem que registrou viu Celi. Um dia eles vão olhar prá tudo isso e se gabarem de uma mãe tão especial e dedicada como você. Lindo! lindo! Conta mais vai.... :D Beijo

Ingrid Gomes disse...

MInha amiga, os meninos estão cada dia mais lindos, fiquei babando! =)
Pok sempre tomou banho de chuveiro com o pai, desde que saiu da maternidade tinha PAVOR de banheira, teve balde também, usava pra relaxar depois da ducha, eu adoro e ele usou por bastante tempo, na mudança quebrou e tivemos que jogar fora, uma pena.

Quanto as roupas, pok tem o suficiente, pra você ter uma idéia ele tem uma comoda onde ficam suas roupas, uma gavetinha pequena pras meias, uma gavetinha pequena pra luvas e afins, uma gaveta normal pra roupas de usar em casa e pijamas, outra pra roupas de sair e uma gaveta grandona, funda onde coloco as roupas de inverno, pra gente isso tá mais que bom.

Esse ano a coleção de inverno veio diretamente do filho de uma amiga, fiquei muito feliz, Pok tem mais doque vai usar ahhaha, as roupinhas dele eu to separando agora pra uma outra amiga, montamos um grupo bacana de mães aqui e as roupas dos pequenos estão rodando. =)

Beijocas querida.

Mamãe do Otávio disse...

Que lindos os meninos estão Celi! o Lucas cheio de dobras... o Otávio tb era assim... que saudade! hehe
Delícia fazer uma viagem... renovar as energias!
Quando estava contando dos banhos eu fui ficando cansada aqui, rsrsrs
Canso de maaaaais em dar banho no Otávio, ele quer brincar de todos os jeitos! e a forma como dou banho que é na piscininha no chão do banheiro tb é super desconfortável... mas enfim, coisa de mãe se submeter a tais posições para dar o melhor ao filho não é mesmo?
beijooos e fiquem com Deus!

Carol Damasceno disse...

Celi bom te ver por aqui de novo... Que delícia essas dobrinhas, hein... Aliás os três estão uma fofura, cada um com sua particularidade... Lindos!!!

Concordo plenamente que vivemos com muito mais que precisamos.... Infelizmente quanto mais se tem, mais se quer....
Vida cara mesmo, hein... Diferença exorbitante...

Beijocas e muitas saudades
Carol

Adri Portella disse...

Ce, já falei mas vale a pena deixar registrado....Esse Lucas é o bebê "Michelin", quanta dobra!!!!!!!
Quanto as roupas, meninos não é..... É sempre assim, desde cedo não se importam se vão repetir roupa, já se fosse menina, aiaiai.....
Dizem que banho no balde é muito bom, pelas carinhas, eles amaram!
Tá chegando, estou ansiosa!!!!!
Bjs

Sandra Kautto disse...

Celi, que saudade de você por aqui! E que meninos lindosssss são esses? Lucas está uma gostosura cheio de dobrinhas! E o Thomas e o Felipe adoram uma novidade heim?! Que legal que no final todo mundo acabou curtindo o balde, aqui em casa faz sucesso até hoje!
Olha, tenho que dizer que te admiro demais! Se antes eu já te admirava por ter 3 meninos, agora muito mais por viajar com eles...rs rs! Por aqui rola a história de que tudo na Alemanha é mais barato, e acho que é verdade mesmo. Aqui usamos a fralda Libero, um mega pacote com 84 fraldas custa 18 euros! E olha que é uma fralda barata, a pampers aqui é absurdamente cara, só uso para o sono da noite!

Bem, que bom que no final a viagem foi boa para todos, criança é tão simples né?! Não se preocupam com roupa repetida ou mesmo suja, querem é brincar e se divertir!

beijos

Ana disse...

gosto de pensar que é bom saber improvisar sempre. pra nós e pra eles.
nem tudo cabe na mala, e se cabe, não há braços disponiveis para tanto. o que definitivamente cabe na mala é amizade (a amiga que emprestou), a saudade (do marido e da casa), a alegria (de experimentar o novo)

e definitivamente muitas fraldas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

beijos!!!!

Celi disse...

Quanto tempo Nine! Que bom vê-la por aqui. Também preciso passar no seu blog para me atualizar das últimas conquistas do Pedro. Imagino que já esteja grande e daqui a pouco quase com 1 ano de idade.
Um grande beijo.

Celi disse...

Pois é Cíntia... sabe que minha amiga Jas me incentivou justamente por conta de tudo isso que falou. Disse a mesma coisa que você! Pelo menos puderam viver tudo isso de alguma maneira... Antes tarde do que nunca. Não é? Pode deixar que tentarei contar mais, tudo que marcou realmente nessas duas semanas. Beijos, beijos

Celi disse...

Percebo mesmo Ingrid que você é uma pessoa que simplifica tudo e vive muito bem! Admiro pessoas assim e acho que está certíssima! Dá para priorizar e equilibrar um tanto de coisas. Não é verdade! Um grande beijo.

Celi disse...

Cansada? Nem fale... uma rotina maluca e que cansa muito! Sabe que até minha amiga falou que eu sou muito certinha, de seguir uma rotina, de dar banho nos meninos sempre (praticamente) no mesmo horário. Dava risada com ela... Mas é a vida!!!! Gosto disso!!!!
Beijos

Celi disse...

Eu também Carol! Já vi que postou falando do chá de bebê. Estou curiosa, curiosa... quero muito saber quais são as suas novidades. Espero que estejam todas bem e espero também que o maridão esteja agüentando o barco de três mulheres...rs rs rs
Beijos

Mari disse...

Celi, PARA TUDO!!! O QUE é O LUCAS CHEIO DE DOBRINHAS NO BALDE????? Vontade de apertar a tela do computador!!!!
hehehhe - Coisa mais fofa do mundo esse teu caçula!
E que joia essas fotos deles todos no balde! Uma otima lembrança de viagem em familia!!!
E a Suiça é mesmo cara! Quando fomos pra la no ano passado, também ficamos espantandos! tudo é muito caro la!
Mas é lindo não? Fiquei com muita vontade de voltar!

Otimo ter novidades tuas!

bjs!

Celi disse...

Bebê Michelin... põe bebê Michelin nisso!!!! Pesado que só... Logo, logo você vai vê-lo.
Também não vejo a hora. Será tão BOOOOMMMMMM!
beijos

Celi disse...

Ahhhh Sandra que surpresa boa vê-la por aqui novamente!!! Muito feliz!! bom saber que a gente some e quando volta as pessoas amigas, queridas aparecem logo. Obrigada pelo carinho e admiração. Na verdade, todas nós merecemos essa admiração, pois cada uma apresenta uma demanda intensa. Tenho certeza que você também tem lá seus desafios diários, seus momentos de conquistas, de cansaço...
Um grande beijo e espero que esteja bem com seu trabalho, com seu pequeno.

Celi disse...

Adorei, Adorei seu comentário Ana!!!!!!! Está certíssima... foi tudo muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!! Valeu, valeu muito a pena.
Um grande beijo minha amiga sempre presente, uma querida!

Celi disse...

Eba! Eba! Você por aqui.... saudades Mari!!!!!!! Como é bom ter amigas fiéis nessa blogosfera materna. Adoro!!!! Viu só Mari meu michelin.... total de dobras pelo corpo. Um peso só, nem imagina como fico cansada no final do dia. Mas ao mesmo tempo, uma gostosura que realmente dá vontade de apertar e beijar muito. Detalhe: faço isso!!!! hahahaha Tenho curtido muito, muito!!!!
Amei a viagem e achei tudo lindo demais! Ainda falarei mais sobre a viagem, sobre o lugar e minhas impressões.
Um grande beijo e também quero notícias suas. Viu???????

Dani Cassar disse...

Celi, que bom ler as novidades!
Bellinha tbm tinha o balde e era balde normal msm, pq me recusei a pagar o olho da cara nos especiais la no Brasil...rsrs...mas serviu do mesmo jeitinho!
Aqui emc asa a Bella tbm tem roupa o suficiente e nao tenho vergonha dela repetir fotos com a mesma roupa, de repetir roupas em ocasioes especias, a gente sempre se vira com oq tem nao eh verdade? Pq se for carregar tudo e mais os filhos eh muita coisa...rs
Eles estao lindos! O Lucas ta uma deliiii com essas dobrinhas todas!

Beijos

Fernanda disse...

Celi, que lindos os meninos no balde, amei!!
Olha minha tia morava em Berna e eu fiquei encantada com a Suíça, oh, que lugar lindo, mas muito caro, muuuuuuito mesmo!!! Eles tinham bom padrão (ela artista plástica e ele advogado da FIFA) mas mesmo assim ela não fazia as unhas toda semana (25 francos ooooooohhhh) e não tinha empregada todo dia (era 1 ou 2 vezes por semana meio período, afinal 25 francos a hora ohhhhhhh) eu fiquei muito chocada!!!
Beijos e quero mais!

Celi disse...

Nem fale Fernanda! Tudo muito caro, mas lindo de ver e viver!!!!!! Adorei também!!!!!!!
Beijos, beijos