St. Martin: Festa da Lanterna



Tenho que registrar aqui que apesar da correria e do cansaço, também fizemos coisas gostosas e divertidas nas últimas semanas.

Dia 11 de novembro é uma data especial na Alemanha. Nesta data e ao longo de toda a semana são realizadas procissões infantis de São Martinho (St. Martin). As professoras contam uma lenda para as crianças no Jardim de Infância e tem a preparação de uma lanterna para o dia do evento – procissão.

A lenda do Manto e as procissões infantis
A vida do santo foi um tanto movimentada. Nascido em Panônia, hoje Hungria, entrou para o exército romano aos 15 anos. Em Amiens, na França, teria acontecido a cena que deu origem a uma das lendas, e que é representada nas procissões. No rigoroso inverno de 334, cruzou o caminho do santo um mendigo.

Martinho, que estava a cavalo, cortou seu manto em dois com a espada, dando a metade ao pobre para que não morresse de frio. À noite, Cristo teria aparecido a Martinho em sonho, trajando a metade do manto. Desde então, São Martinho foi venerado como a personificação da virtude cristã de amor ao próximo.

Já a partir de uma semana antes do 11 de novembro, escolas e jardins-da-infância alemães entram em grande atividade nas aulas de arte, pois é preciso preparar as lanternas que as crianças fazem e portam nas procissões na Alemanha. Como elas ocorrem a partir das 17 horas, quando começa a escurecer, é preciso iluminar o caminho. "Lá em cima brilham as estrelas, cá em baixo brilhamos nós", canta a garotada. Um São Martinho a cavalo e com manto é outro requisito indispensável. 

Festa da Lanterna, assim como falam...
Acaba sendo um grande evento para as crianças e os pais se divertem também. Pra falar a verdade, não sei o quanto as crianças da Educação Infantil (Kindergarten) compreendem a lenda, toda a história contada na escola e, posteriormente, no dia do evento, na igreja. 

Na igreja tem toda uma representação teatral. As crianças ficam atentas, mas o que gostam mesmo é de passearem no escuro (procissão) com a lanterna que prepararam na escola, compraram ou fizeram em casa.

Quanto a lanterna, encontramos inúmeras para vender. Muitos materiais com manuais para fazermos junto com as crianças. Todo ano também tem a possibilidade de fazerem junto com os colegas e com as professoras. Acho que acabam fazendo muito pouco. Já falei bastante sobre o trabalho de Artes na escola. Pra variar, uma preocupação extrema com o acabamento final. Mas as crianças curtem! Aproveitam e acham o máximo o pouco que contribuem para deixá-la pronta.

Fazemos uma caminhada com elas e depois em volta da fogueira as crianças cantam, celebram, comem um pãozinho e os pais tomam um belo vinho quente. Delícia! Confesso, que apesar de grávida, gosto de tomar um copinho de vinho, dois...

As crianças brincam com a lanterna e os amigos. Os pais se encontram, conversam um tanto sobre a vida e sobre a escola.

Gosto bastante desse encontro. Acho que a lenda traz um tanto de significados importantes para as crianças, sobre o amor ao próximo, sobre ajudar o colega, sobre o alimento...

Fonte: www.dw-wordl.de



13

13 comentários:

Sofia disse...

Olá Celi,
Também acho esta tradição muito interessante e é tão giro ver os miudos com as lanternas :)
Nós também participamos, apesar de o Leo não ir em nenhum Kindergarten acabamos por encontrar um grupo. Foi lindo fizemos a lanterna juntos com uma amiguinha do Leo (um lanterna em forma de ouriço :)) o Leo adorou... houve uma encenação com direito a cavalo de verdade, são Martinho e pobre e no final houve distribuição de bolinhos a parte que o Leo mais gostou eheheh
Foi a nossa primeira participação em tradições alemãs senti-me um pouco mais integrada :)

beijo

Carol Garcia disse...

celi,
que bom que stá tudo bem.
ufa...
sabe que eu adoro saber dessas tradições. e fico super feliz vendo que as crianças praticipam e curtem.
adorei a idéia da procissão. eles devem amar. ainda mais que na história tem cavalo e espada.
kkk
bjocas

Karen disse...

Também estive com minhas duas na festa de São Martinho na semana passada!
E me lembrei de você em relação às aulas de arte, pois a professora veio me procurar indignada que Sophia não queria fazer a lanterna que lhe tinha sido designada - uma em forma de cogumelo. Ela não queria fazer aquela. Aí eu perguntei porque ela não poderia fazer um outro modelo, ela me disse que as crianças tinham sido divididas em grupinhos e que o da Sophia teria que fazer o do cogumelo. Ai, dai-me paciência numa hora dessas, não?

Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Anne disse...

:g
caramba... eu admiro demais uma mulher que vá para o terceiro filho, viu?
não precisa se explicar da canseira e falta de tempo!
que lindas fotos!
que bacana essa tradição!
bjo

Paloma Varón disse...

Achei super bonito, que legal!
Muito interessante esta festa.
Beijos

A Dona do LAr disse...

Vou ter que concordar com Anne, super admiro vc.
Achei lindo essa tradição e as lanternas então uma fofura!!!
bjo
http://amaequeeuseiser.blogspot.com/

A Dona do LAr disse...

Ahh também acho um porre essa coisa dos professores ficarem se preocupando com o acabamento final dos trabalhos e maquiando o trabalhinho das crianças...To com vc.

A Dona do LAr disse...

Se puder dá uma passadinha lá
http://amaequeeuseiser.blogspot.com/2011/10/lembrancinhas-e-lembrancinhas.html
Tava dando uma lida nos seus textos sobre a Escola do Felipe e acho super pertinente as suas preocupações. Muitas delas eu compartilho com vc.
bjo grande

Unknown disse...

Celi, que coisa linda, que festa encantadora...achei tudo tão delicado e fiquei imaginando a euforia das crianças na hora de criar ou enfeitar suas lanternas...amei!

Bjos!

Clarinha disse...

Nossa, adorei as lanternas. São lindas! E essa historiia dos professores é. Um pouco demais, hein! Deixa as crianças serem felizes, hehe.

Chris Ferreira disse...

OI Celi,
adorei saber mais sobre essa lenda e seus significados e a festa. Linda a lanterna e bem legal a fogueira.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Laiz disse...

Linda festa. Por aqui em Curitiba acontece em uma escola Waldorf e em outra alemã, todo ano recebo o convite pra ir, nesse fui, mas tivemos que sair antes das lanternas (Nino estava super cansado e começou a chover). Mas no próximo irei. Deve ser lindo. Bjocasssssssssssssssss

Anônimo disse...

Celi, na escola tb fazemos a festa lanterna...adaptada logico, mas as crs adoram!!
Vendo suas fotos, fico ainda mais encantada e curiosa em conhecer um país que vivo uma cultura tão próxima diariamente!Beijooos