Consulta e ultrassom

Felipe acordou, trocou de roupa muito rápido e tranqüilo, tomou café para levarmos o Thomas para a escola e seguirmos para o consultório. Estava feliz não só porque iria ver o bebê na "televisão", mas porque passaria a manhã com a mamãe. Criança se diverte com pouco e qualquer passeio é uma festa.

No consultório ficou na sala de espera brincando de lego com o pai enquanto fui fazer exame de urina, sangue, pesar e tudo mais. Quando voltei, logo disse:

" - Mami, você demoro!"

Bom, seguimos para a sala da médica no qual Felipe observou atentamente cada objeto que continha na sala, em cima da mesa.

Quando fomos fazer o ultrassom Felipe ficou do lado super concentrado e sorrindo para mim. Deitei, ele ficou só observando todos os movimentos da médica.

Quando começou a aparecer o bebê na "televisão" logo falamos para ele e começou a olhar. Acredito que tenha entendido pouco de tudo que viu, mesmo porque naquela tela preto e branco pouco se dá para uma criança identificar. Mas ficou do meu lado, feliz por fazer parte desse momento junto com os pais.

Quando terminou a consulta logo ele falou que estava feliz, pois tinha visto o bebê na "televisão".

Do nosso ponto de vista, foi bacana pois Felipe matou a curiosidade de ir ao consultório e ver o bebê. Consideramos importante que possa acompanhar desde sempre tudo que se passa entre nós. Agora, a consulta em si e o sexo do bebê, foram…

Nem daria notícias para vocês, pela correria que tem sido o dia e porque geralmente escrevo a noite ou no final de semana, mas imagino que muitas que assistiram o vídeo de ontem ficaram com vontade de saber, de ter notícias.

A realidade é que não vimos o sexo do bebê, não descobrimos nada. Além disso, a consulta foi muito rápida. Tudo muito diferente de uma consulta no Brasil.

E nesse ponto fiquei decepcionada com a consulta e lógico que um pouco por não descobrir o sexo do bebê.

A verdade é que cheguei contando de umas dores que tive na semana passada. Logo a médica quis fazer o ultrassom para ver se estava tudo bem com o bebê. Ótimo! Estava tudo bem, apenas falou que se acontecer de novo precisarei tomar magnésio por conta da musculatura toda, que vai mexendo com o próprio corpo, dilatando… Fiquei sossegada!

O bebê estava de costas tanto que deu para ver toda a coluna vertebral. De jeito nenhum estava com vontade de mostrar. Lógico que na hora fiquei decepcionada, pois esperava que fossemos descobrir. Mas agora, pensando bem, não tem o porque, pois o que tiver que ser será. Tenho que aguardar e guardar minha ansiedade.

Pelo que percebo os médicos daqui também não fazem questão de mostrar, de ajudarem nessa observação e descoberta. Olham muito mais pela insistência e vontade dos pais. Totalmente muito natural, quando tiver que ser.... ver.... Lembro que do Thomas descobri quando estava com 19 semanas. 

Ah, tudo bem! Esperaremos mais um mês e o que tiver que ser… será… Realmente o que importa é que esteja tudo bem com o bebê. 

Agora, quanto a consulta realmente fiquei decepcionada. Sei que a terceira gravidez tudo é muito diferente. A gente acaba tendo menos dúvidas. Mas a relação do médico com o paciente também é muito distante, informal demais. Apesar de gostar dessa médica, por ter acompanhado toda a gestação do Thomas, tem hora que sinto falta de poder conversar, fazer uma consulta mais descontraída, assim como era com a médica do Felipe no Brasil. Tem dias que sinto falta! Ainda mais que o Felipe estava junto! Ela simplesmente foi indiferente! Não consigo entender esse jeito das pessoas alemãs.

Logo, lembrei que outro dia estava no mercado com o Felipe. Ele estava com um carrinho pequeno e no meio do corredor. Uma moça queria passar, enquanto falei para o Felipe encostar, logo a mesma estava fazendo uma cara tão feia. Pouca paciência, tem hora que há um olhar pouco receptivo com as crianças. Isso me incomoda, sabe!? Mas deixa pra lá…

Apenas um desabafo. E foi isso! Bom final de semana para vocês.
26

26 comentários:

Carol Damasceno disse...

Oi Celi... òtimo que está tudo bem com o bebê e com você. A curiosidade é muito grande e difícil de lidar, né,... Mas daqui a pouco você descobre e acaba o mistério... Então aproveita esse gostinho de curiosidade... Afinal é tão bom, né???
Que legal que o Felipe foi.. Pra ele deve ter sido bem engraçado ver pela televisão um bebê...kkk
Para nós brasileiros receptivos, hospitaleiros é muito difícil lidar com outras culturas... Entendo que queira carinho, é mais que normal.. Então receba carinho de nós aqui desse mundo virtual....

Abraços e beijos Celi
Até mais
Carol

Anônimo disse...

Celi com certeza deve ser chato toda essa frieza, mas tenho certeza que o Felipe amou ver o bebê pelo ultra, ele deve ter ficado encantado. E eu continua no voto acho que é uma menina... =)

Paula disse...

Oi Celi
Q pena q nao deu pra ver, a gente fica tao sniosa ne, mas valeu pela participacao do Felipe na aventura. E o mais importante é q tudo esta bem. Concordo com vc q as vezes essas coisas sao muito dificies pra nos e ainda mais nessa epoca de gravidez onde tudo é tao impotante.... mas nao fica triste com isso nao. Um beijao e esperamos o proximo mes. Bom fim de semana

Mari disse...

Celi, entendo totalmente a tua frustração, tanto em relação à descoberta que não aconteceu quanto à indiferença dos alemães em relação às crianças! Aqui é a mesma coisa! Acabei me acostumando mas de vez em qdo acontece alguma coisa que me faz perder o bom humor! E a parte do pré-natal que eu fiz aqui me fez sentir a mesma coisa que vc descreveu no post...a relação médico/paciente é muito mecânica e fria! Ainda bem que aqui existem as parteiras para equilibrar um pouco e nos acompanhar com mais atenção e cuidado!
De todo jeito, sei que a ansiedade ja ja vai acabar e o mistério vai ter fim!!!
Abraço!!!
:t

Dani Cassar disse...

Sabe que qd eu fazia pre-natal em Dublin tbm era bem frio e so o basico, qd eu fui fazer a ultima ultrasson antes de irmos ao Brasil, a medica nao fez mta questao, mostrou e disse que era uma menina, mas sem mta ctz (eu como queria fazer meu enxoval por la que era mais em conta) abusei e comprei tudo de menina, depois que cheguei no Brasil corri p/ confirmar e por sorte ela estava certa...rs
Mas senti mta diferenca de tratamento, meu medico no Brasil foi incrivel ;)

Ainda bem que o Felipe curtiu e que vc e o bebe estao bem...=) Enquanto isso aguardamos ansiosas p/ saber...rsrs

Bjs

Nave Mamãe disse...

Ai Celi, mas aqui tem esses médicos alemães também, não pensa tu que não.
Uma nazista até me disse que parto normal só servia pra matar bebês (eu estava 8 meses grávida, passei mal uma semana toda!).
Sabe que eu não me incomodo com pessoas mal-humoradas, só sinto pena... E fico feliz porque eu não sou assim!
Beijos

A Dona do LAr disse...

Eu me incomodo sim com essas pessoas. Ainda bem que vi que não sou só eu. Mas, eu sempre achei o cúmulo alguém passar perto de um bebê gorducho e banguela ou de uma criança e não dar nem um sorrisinho.#prontofalei.

bjos

http://amaequeeuseiser.blogspot.com/

Adri Portella disse...

Ai minha amiga não sei nem o que dizer.....não consigo entender esse tratamento frio e distante, outra cultura... Deixa pra lá, tenho certeza que o Fe curtiu muito..... Fiquei imaginando a carinha dele vendo as imagens....
Bom.....agora o outro ponto, como assim de costas???? Aiaiai, esse bebê....rsrsrs. Mas como você mesma disse.....o jeito é esperar até o próximo!
Bjs

Cíntia disse...

Poxa Celi, que pena que as consultas aí são rapidinhas. Eu não sei se com todo mundo é assim, ou se eu tive a sorte de encontrar uma midwife muito atenciosa aqui em Estocolmo. O fato é que, eu me sentia muito só e aquelas consultas eram muito importantes para mim. Não me lembro de ter ficado menos de 50 minutos. Pode ser meio monótono olhando hoje, mas na época, eu realmente precisava daquilo.
Beijos

Luciana - Descobertas disse...

Oi Celi ,tanto tempo que não andava por aqui. Olha só, uma vez conheci uma alemã aqui no Ceará. Era psicóloga e tinha uma bolsa de um projeto para uma pesquisa sobre trauma. Apesar de ser uma pessoa bacana e tudo, acho que os europeus em geral e até os americanos, são mais distantes, mais racionais, objetivos. Te entendo perfeitamente. Mas que bom que seu bebê está bem e essa experiência para o Felipe o marcará para sempre.Fica bem. Beijos

Priscilla Perlatti disse...

Celi, é por isso que gringo quando tem filho no Brasil se encanta com o atendimento e calor humano que os médicos tratam as pacientes + as maternidades que mais parecem hotel 5 estrelas. Adoro seus relatos das diferenças culturais!
(mas continuo curiosa pra ver se o que eu sonhei com você vai se materializar, hehehe!)
Beijos

Pri

Nivea Sorensen disse...

Aqui na Irlanda também é assim, consultas de 5 minutos. Não deixei meu comentário no último post, mas vou ser do contra, acho que é menino.
Beijo e bom fim de semana

Sandra Kautto disse...

Esse bebê tá fazendo suspense, heim! Amiga, quanto a médicas sem um pingo de humanidade, infelizmente na Europa tem de montão...sei lá pq! Eu tive a mega sorte de ter uma médica super mega blaster iluminada e linda!!! Mas um dia ela estava de férias e tive que ter uma consulta com outra que era o próprio Hittler em pessoa...passei 1 semana chorando!

Amor, paz e luz pra vocês e os bebês (Felipe, Thomas e o misterioso :-)

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
que beleza que está tudo bem com o bebê!!!
Super entendo sua decepção! Ter um contato maior com o médico deixa a gente mais tranquila mesmo!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Anne disse...

Ai amore, não fica chateada!
Eu sei que é cliche, mas oq importa é que está td bem, seu bbzico se desenvolve, vai ser mais uma pessoinha maravilhosa e perfeita aos teus olhos, menino, menina ou peixe!
Sobre as dores, minha médica diz que cada gravidez piora... mas ela relaciona mesmo com a flacidez da musculatura, que vai gastando mesmo, a cada bbzinho...
E sobre o calor humano do médico, bem. Aprendi que o negócio na gravidez é conectar com o corpo, com o bebê e se a gente suportar (que tem dias viu?) com o marido. Os medicos são uns lindos, mas são acessórios. Tenho tentado não ter expectativa nenhuma com relação aos outros. Um movimento eu, e meu bb.... sei lá se faz sentido, mas me ajudou a não querer ou não sentir falta ou não depender tanto de um médico, como foi da primeira vez.
sorry o desabafo, põe as pernoca pra cima e descansa!

Telma disse...

Celi, puxa imagino a decepção... Tomara que esse mês passe bem rápido para chegar a próxima consulta. Que bom que o Felipe está curtindo tudo! Se foi rápida a consulta quer dizer que está tudo bem! Mas bem que o médico poderia ter um pouco mais de sensibilidade né! Tomara que na próxima seja diferente e tb que vc descubra o sexo! Parabéns pela coluna na revista ! Adorei o seu texto! Beijos.

Mikelli disse...

Ai q pena Celi! A nossa ansiedade eh mesmo sem limites na gravidez ne? A minha medica aqui é super gentil e doce mas é alema, ou seja, por mais gentil q seja nao rolavam aqueles papos mais informais. Realmente faz falta pq acaba sendo tudo bem tecnico. Na 13a semana ela me deu um palpite sobre o sexo. Na 18a semana, a Milena se escondeu tb mas ela manteve o palpite q era menino haha So na semana 22 é q fui descobrir que era menina =) entao tenta relaxar e conter essa ansiedade! ah, e depois passa a receita dessa sua barriga linda e perfeita, mesmo depois de 2 filhos! =) bjs!

Ilana disse...

Celi, tava viajando e só vi agora seu vídeo. Que delícia te ver!!! A barriguinha tá linda! E o Felipe, que coisa fofa, meu Deus!
Uma pena que não deu pra ver o sexo no ultra, mas é isso que vc disse, saber que o bebê está bem tem que ser suficiente.
E palpite eu nem vou dar, pq nunca fui boa nas adivinhações. Mas eu iria pelo palpite do Felipe, já que as crianças normalmente acertam mais que os adultos.
Bjo grande!

Karen disse...

Ai Celi, te entendo bem, viu? Sei bem como é ter filho aqui na Alemanha... Este (des-)acompanhamento é por vezes muito frustrante mesmo. Eu passei muito mal no final da minha segunda gravidez. Voltei a ter asma depois de anos sem ter uma crise e tudo que minha médica dizia era que era tudo normal e eu deveria tentar descansar e beber muito chá. Tossi tanto, mas tanto que cheguei a fraturar uma costela (!!!) nem sabia que isso era possível na minha idade. E ela nem se abalou, nem se comoveu, nem me deu um paracetamol para aliviar o meu sofrimento. Mas enfim, o importante é mesmo vocês estarem bem.
E nós compartilhamos a sua curiosidade :-) Estamos todas torcendo para dar certo no mês que vem!
Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Mirys disse...

Cê:

Será que teremos fotinhos de barriga, amanhã????

Tô passando rapidinho pra lembrar que AMANHÃ TEM PROJETO "10 ON 10", lá no Diário dos 3 Mosqueteiros!!! E como você disse que queria participar... vim lembrar, tá?

A ideia, as "regras", a parte boa: tá tudo aqui http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/11/projeto-10-on-10-amanha-e-dia-10-diario.html

Te vejo amanhã?

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

PS1: que ideia bacanérrima levar o mais velho para ver o ultrassom! Eu não pensei nisso...

PS2: eu ACHO que é outro menino. Puro achômetro...

Chris Ferreira disse...

Oi Celi,
vc sempre tão carinhosa lá no Blog!
Adoro!
Beijos :t
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Rachel disse...

Celi, é mesmo chato quando não recebemos esse carinho numa hora tão especial. Mas não deixe isso te atrapalhar! o bom é que vc e o bebê estão bem! em breve vc conseguirá saber o sexo do baby e montar tudo de acordo com o que vc sabe!!! um beijo.

Cíntia disse...

Celi, pq você está tão sumida? Está tudo bem? beijo

Unknown disse...

Oi Celi!
Que decepção esses meedicos europeus, né?
Eu que tive meu primeiro filho no Brasil em hospital particular custei a me sentir segura com o sistema de saúde aqui da Irlanda mesmo tendo seguro saúde tudo aqui é diferente e os médicos nem sabem o nosso nome, mas fazer o quê? temos que entregar para Deus.

De quantas semanas vc está?
Aqui na Irlanda a gente pode fazer ultrasom particular, não é barato, mas nesses casos a atenção é enorme e acho que se é algo que vc faz questão será que não vale a pena tentar?

Vi o vídeo e acho que é meninO, vc tá magra para gravidez de meninA que acaba com a gente! hahahaha

beijooo

Cíntia disse...

Celi, bom receber notícias suas. Estava preocupada mesmo. Espero que volte logo ao blog. BeijÃo

Mariana disse...

Oi, fazia tempo q nao vinha te fazer uma visita! Ando na correria mesmo! Parabens pelo baby! Incrivel q c 12semanas aqui no Rs ja perguntam se queres saber o sexo c 90 % de certeza! Hehehe! Mas cada lugar c seu onus e bonus! Um beijo enorme e prometo vir mais vezes! Mariana