Quase bateu na minha porta

Tudo começou quando falei que fiz Pedagogia e que trabalhei sempre com crianças. Num certo dia ao deixar o Thomas no Kinderkrippe (Berçário) conversei com a Leitung (coordenadora) e falei do meu interesse futuro de voltar para minha área de trabalho. Mas falei da boca pra fora deixando claro que no futuro, quando meus filhos estivessem maiores, pelo menos o Lucas e, também quando meu alemão estivesse melhor, num nível mais avançado.

Conversa vem e vai e a mesma sugeriu que organizasse todos meus papéis: históricos escolares, diploma, currículo e também sugeriu que trouxesse do Brasil todas as cartas de referência das escolas que trabalhei. Aqui as cartas de referência contam bastante.

Fui para o Brasil, solicitei as cartas de referência, no qual recebi de todas as escolas. Me emocionei, li, chorei e apertou meu coração. Deu uma tristeza pensar que fechei o tempo no Brasil, nas respectivas escolas que recebi as cartas. Talvez não as portas, mas o tempo, o ciclo... 

Voltei e guardei com carinho todas as cartas numa pasta, para uma futura tradução. 

Passou um mês, talvez dois e num belo dia ao buscar o Thomas na escola disseram que a coordenadora gostaria de conversar comigo. Logo pensei que seria a respeito do meu filho, fiquei curiosa e ao mesmo tempo preocupada. 

Encontrei no dia seguinte com a coordenadora, no qual perguntou imediatamente se trouxe do Brasil todos os documentos que precisava para iniciar a equivalência dos estudos na Alemanha. Ao responder positivamente solicitou que pedisse a tradução do histórico escolar da faculdade, do Ensino Médio, o currículo e tudo mais. Falou que tinha interesse em me contratar como professora (Erzieherin). Fiquei feliz da vida e, ao mesmo tempo, preocupada! Feliz pela oportunidade, preocupada com o momento da minha vida.

Foi uma burocracia e tanto. Demorou, demorou muito esse processo entre tradução e análise dos documentos. O sistema de ensino é diferente e por isso foi difícil terem uma posição imediata sobre a minha formação, sobre a experiência que apresentei através do currículo.

Precisei além do currículo, das traduções dos históricos escolares, apresentar uma tabela mostrando o sistema de ensino no Brasil e os respectivos anos (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Universidade). Ainda bem que uma querida amiga (né Bruna?) deu a ideia de apresentar esse documento, caso contrário não seria tão simples, não teria conseguido a equivalência como professora, sem precisar cursar nenhum ano, nenhuma matéria.

Ufa... depois de alguns meses deu certo! Consegui! Estava tudo organizado para começar a trabalhar. No entanto, a princípio havia pensado em algo para o futuro, depois de um, dois anos. O que aconteceu?

A oportunidade chegou... Queriam me contratar, contratar de verdade, com documentação, registro e tudo que tenho direito. Mas para ontem, afinal entrariam mais algumas crianças na escola do Thomas (Kinderkrippe – berçário) e era o momento, a necessidade era maior. 

Difícil decisão! Aceitaria de imediato tendo que fazer a adaptação do Lucas com 1 ano e 1 mês ou perderia essa oportunidade considerando que não falo alemão fluente, que na cidade onde moro além desse berçário há apenas mais um Kindergarten (Jardim da Infãncia). 

Abriram totalmente as portas para mim! De um lado o peso de poder ficar mais um tempo com meu filho Lucas em casa (pelo menos até completar 1 ano e meio), de ter um tempo só para mim, para fazer o que bem quissesse, estudar, cuidar da casa, enfim, dar uma desacelerada após uma gravidez, depois outra. Por outro a oportunidade de voltar para minha área, de começar a trabalhar, ter uma vida social, contato com outras pessoas, conhecer mais sobre o sistema de ensino na Alemanha, falar alemão, sentir-se obrigada a falar e correr atrás das dúvidas.

Pensei, pesei, conversei com o marido, com minha mãe, com algumas amigas que vivem fora do país e tomei a decisão: Comecei a trabalhar na escola dos meus filhos. Já faz um tempo que estou trabalhando no Kinderkrippe (berçário).

Você que me conhece consegue imaginar isso? Eu, com três filhos, casa, marido, vivendo em outro país - apenas 4 anos, sem falar alemão fluente trabalhando com crianças de 1 a 3 anos de idade... Isso está acontecendo! De verdade!!!

Estou num momento de transição, numa outra rotina, no qual trabalho apenas meio período, 3 a 4 dias na semana, um tanto feliz, um tanto inquieta, sonhadora, preocupada, pensativa, ora arrependida, ora agradecendo... 

Mas volto assim que der para contar como tem sido tudo após essa grande oportunidade.
46

46 comentários:

Anônimo disse...

Menina maluca eu té adoro,vc é um exemplo de pessoa Parabéns tè amo!!!!!!

Sandra Kautto disse...

Sucesso!! Se a oportunidade surgiu é pq vc é super capaz minha querida!!

Acho que tb vou encarar um desafio me parecido...vamos ver!! Depois conto...

Beijos mil

Dani Rabelo disse...

Celi, querida, já te falei e repito: acho que esta oportunidade é fantástica! Claro que não será perfeita e exigirá ainda mais de vc (óh céus, como consegue???), mas se vc se encontrar como professora na sua cidade, terá mais oportunidade de conhecer pessoas, fazer amigos, aumentar o círculo social, aprender o alemão, melhorar o humor em casa, ...
Por outro lado, é muito difícil dar conta de tudo, eu entendo...

Fico feliz por vc. Feliz pela oportunidade, pela tentativa, pelo trabalho.
Feliz por ter mudado a vida.

Um beijo grande!

Sbmv disse...

Ai q lindo, um grande desafio, ainda mais p vc mae, com tantos afazeres, mas as mulheres sao tao fortes, por isso sao maes, esposas e trabalhadoras do lar, pq no lar tem muito trabalho ora, ora e sem remuneracao financeira e como mulher forte darás conta de trabalhar fora tenho certeza, só crescerá maisss e que bom na sua área :)

Cássia disse...

AMIGAAAAAAAAA!!!
Estou Muuuuuuuuuuuuuuuuito feliz por você!
Não fique inquieta, vc é uma mãe , mulher, maravilhosa, tenho certeza disso!
Morro de saudade!
Conte mais e mais e mais!!!!
Voltei de viagem, vamos nos falar no findis!
Beijoka KK

Lílian Postigo disse...

Celi, maravilhoso ..... Você é demais.... muitos desafios, conquistas, superações e vc tira de letra.
Te admiro e tenho maior orgulho de você. Sucesso, força e um beijo enorme prá essa família linda e abençoada. Beijos.

Ilana disse...

Uau!!!
Celi, apesar das suas dúvidas e dos seus senãos, essa é uma baita conquista, hein? Parabéns!!!
Fiquei aqui radiante torcendo pra dar tudo certo. Certamente virão inúmeros desafios, mas tenho certeza que vai dar!
(Quem sabe uma oportunidade dessas também não bate na minha porta um dia? rá!)
Beijo grande e um ótimo recomeço profissional pra vc!

Juliana Leal Valera disse...

Que ótima oportunidade, parabéns!
Muito sucesso sempre, tenho certeza que você está se dando super bem!
Beijos

Anônimo disse...

Celi, parabéns! Você achou que ficaria na vida mansa de mãe, dona de casa e esposa?! Que nada, você é uma grande profissional honesta com seus princípios e suas limitações e isso, amiga vale muito!

Viel glück!

beijo

Bruna Dalfré disse...

Parabéns Celi!Fico muito feliz por você! Que experiência maravilhosa!!
Aguardo seus relatos e novidades desse seu novo ritmo de vida!!
E seu alemão?Como tem preparado as aulas para as crianças??
Beijoss

Carol Garcia disse...

ô lindona!!!!!

muito sucesso nessa nova fase. muito amor pra dividir por aí com mais crianças.

força e saiba sempre que vc é capaz.

bjo enorme

Karen disse...

Parabéns Celi, fiquei super contente por você! É uma decisao difícil, eu bem sei, mas vale à pena. Acho que faz bem vivermos o nosso lado profissional, para além do materno, sabe? Pelo menos comigo é assim. Nem sempre eu estou 100% positiva, também tem momentos em que me arrependo e penso que queria estar curtindo mais as minhas filhas, me dedicando mais a elas. Mas também penso que tenho que investir em mim também, no que gosto de fazer para ser uma mae melhor.
E tem funcionado! A Sophia vai pra escolinha desde que tem um ano e meio, já sao 4 anos assim. E a Helena foi com um ano e um mês, igualzinho vocês e adora a escolinha. Gosto de ver a felicidade das duas ao chegarem na escola e a alegria ao me verem chegar pra virmos pra casa. FAz um bem danado! E ao final do dia estou exausta com a maratona, mas feliz :-)

Sucesso pra vocês!!

Beijo

Cíntia disse...

Afe Maria... e tem como nao admirar, torcer e vibrar? Celi, esse tipo de história de vida é aquela que a gente cruza os dedos e fica no imaginário" "vai lá, você consegue, vai dar tudo certo!" E é isso. Você inspira outras maes e mulheres. Prossiga com sua coragem e forca de vontade. Parabéns por cada conquista! Beijos

Unknown disse...

Parabéns Celi! Grande oportunidade! Que esta nova experiência lhe traga muitas alegrias. Vida corrida, cansativa, mas muito recompensadora. bj

Unknown disse...

Mais uma razão para eu admirar ainda mais vc!! Parabéns!! Tenho absoluta certeza que vc pesou muito bem antes de tomar a decisão. Provavelmente, vc está mais cansada, porém, felicidade sem esforço é algo quase impossível, não?! É muito bom fazer algo por si. Vc vai ser um ser humano ainda mais feliz e isso se refletirá no seu lar!! Parabéns mais uma vez, querida!!! Bjs, bjs!!!

Ana Gaspar disse...

Parabénsssss.... vai em frente!!!!
Deus sabe a hora de colocar as coisas nas nossas vidas.
Parabénsssss amiga...
beijos
PS volte para nos contar

A Dona do LAr disse...

Realmente Celi não sei como vc consegue!!! Vc é mil em uma só!!!rsrsrs
Fiquei muito feliz por vc, acho que é uma oportunidade de ouro, não deve ser fácil, mas pensa que é só meio período. E volte mesmo para nos contar essa nova experiência, tenho certeza que isso só vai enriquecer ainda mais a sua convivência com seus filhos. bjo grande

Mamãe do Otávio disse...

uau Celi! quero saber mais!
tua vida deve estar uma loucura boa! :)
beijos
fica bem!

Unknown disse...

Celi! Parabéns pela oportunidade! Imagino que não deva ser nada facil entrar no mercado de trabalho em um país com uma cultura tão diferente! Você merece!
Acho que fez certo em aproveitar a oportunidade! Sucesso!
Beijos

Dayane disse...

Oi Celi passei aqui pra saber como estão pois fazia tempo que não "via" você. E agora já sei o porquê. Celi, que desafio! Mas uma oportunidade de ouro e uma grande conquista! Ficarei no aguardo do relato de como esta sendo. Boa sorte com tudo e parabéns!

Celi disse...

Obrigada... Ainda bem que tenho vc que sempre me apoia e me coloca pra cima. Beijos

Celi disse...

Ahhh conta SIM.... Quero saber... Beijos e obrigada.

Celi disse...

Valeu amiga querida... Escrever td e mais um pouco. Tem razão! Tem seu lado positivo e cansativo tb. Vamos ver... Beijos, beijos

Celi disse...

Isso mesmo... Reclamamos mas damos conta disso e mais um tanto. Obrigada pelas palavras e pelos votos positivos. Beijos

Celi disse...

Amiga que saudadesssssss! Valeu pelo apoio e carinho de sempre! Um grande beijo

Celi disse...

Que divertido ver vc por aqui... Fiquei muito feliz com seu comentário. Adoro vcs. Um grande beijo e um abraço apertado.

Celi disse...

Obrigada Ilana. Tb torço para que dê certo e para eu consiga conciliar tudo. Beijos para vcs e obrigada pelo carinho.

Celi disse...

Valeu Ju! Obrigada pelas palavras e votos de que tudo dê certo! Beijos

Celi disse...

Fer vc é demais! Muito bom ter o apoio de pessoas queridas e que conhecer um tanto da minha história. Obrigada pelo carinho de sempre. Um grande beijo

Celi disse...

Nem fale Bruna, pois foi mesmo um belo presente. Meio que caiu do céu. Tive uma tremenda Sorte, pois Sem o alemão Fluente não seria tão simples assim... Na verdade trabalho com crianças pequenas e não ewige tanto assim. Mas escreverei um post para Contar um pouco como está sendo em relação ao idioma. Aguarde! Grande beijo

Celi disse...

Obrigada Carolzita... Bom vê- la por aqui. Beijos

Celi disse...

Bom conhecer outras experiências... Bom ter seu apoio. Beijos querida e obrigada pelo carinho

Celi disse...

Obrigada Amiga... Vc sabe mais detalhes e o quanto é difícil... Fácil não... Mas no final td dá certo. Assim espero. Beijos

Celi disse...

Valeu Cris. Legal vê- la por aqui. Obrigada pela torcida. Beijos

Celi disse...

Acho que é isso mesmo Myriam... Apesar de cansada estou muito feliz e realizada. Beijos

annafletcherdublin disse...

Que noticia boa que Deus abençoe muito você e a sua familia.

http://agorasouirish.blogspot.com.br/

Celi disse...

Obrigada querida Ana! Também acho que nada é por acaso, porém ando num momento de crise... crise total com tudo! Contarei em breve! Beijos

Celi disse...

Pois é Francine ultimamente também tenho me perguntado como é que eu consigo... rs rs rs Na verdade, acho que não consigo...rs rs rs
Beijos

Celi disse...

Loucura... põe loucura nisso!!!!!!!!!!!!!!!
Volto em breve! Prometo!
Beijos e saudades

Celi disse...

Oi Ju! Fácil realmente não está sendo... rs rs rs
Vamos ver o que vai dar....
Beijos e obrigada pelos votos!

Celi disse...

Obrigada querida Dayane! Feliz de vê-la por aqui. Beijos para vc e para suas duas lindas...

Celi disse...

Obrigada! Em breve farei uma visita para vc.
Beijos

Celi disse...

Obrigada! Obrigada! Beijos

Gi disse...

Oiii Celi, venho acompanhando e adoro seus posts, uma vez havia escrito para vc sobre o níver do seu filho thomas (tema thomas) q bom q voltou, só hj q li seu post sobre o kindergarten, tbem sou ou melhor era pedagoga no Brasil, aqui em Berlin já moro 4 anos e ainda nunca dei entrada na papelada do reconhecimento por sempre ouvir q é difícil, mas vi q vc conseguiu e isto me trouxe esperanças, será q vc faria a gentileza de me passar esta tabela com o ensino brasileiro. Se puderes entrar em contato comigo e me falar mais do seu processo
ficarei muito feliz. Sucesso e boa sorte. dsa.gisele@gmail.com

Celi disse...

Oi Gisele, que bom que vc retornou ao blog! Fico feliz! Feliz também de saber que vc é brasileira e está em Berlin (nem tao longe assim... rs rs rs)
Pode deixar que em breve contarei mais sobre o tempo que trabalhei aqui e passo sim tudo para vc. Só não prometo hoje, mas até segunda-feira escrevo um email para vc. Ok?
Seja bem vinda e não esquece que fecharei essa página com esse endereço! Ficará somente o endereço www.vidaalemanha.com ou vc também pode me seguir via facebook Nova Vida, Vida Nova.
Um grande beijo e até breve.

Gi disse...

Obrigada, aguardo ansiosa seu e-mail. E seguirei vc em seu novo endereço.
Bjos e mais uma vez obrigada.