Passeios com as crianças

Estava muito claro que a viagem para o Brasil tinha como objetivo maior reencontrar a família e os amigos mais próximos. Desde o princípio não pensávamos em grandes viagens, em inúmeros passeios. Queríamos mesmo curtir a família! Sabíamos que não seria tão simples com os três filhos, pois por serem pequenos, com idades próximas, apresentam demandas bem diferentes e, por mais que deixássemos uma rotina mais maleável haveriam necessidades e interesses diversos.

De qualquer forma, lógico que três semanas antes listamos as possibilidades de passeios. Incrível, pois logo vieram nossos interesses. Eu estava entusiasmada para levar meus filhos em lugares que gostava de ir como, por exemplo, museus e livrarias. Meu marido ficou quebrando a cabeça pensando onde poderíamos levá-los para brincar ao ar livre, como: parques, parquinhos, espaços da natureza. A grande preocupação dele era que as crianças ficariam muito dentro da casa da minha mãe, entre portões trancados, sem insetos do jardim, sem muito espaço para correr.

Tínhamos que organizar essa rotina, tivemos que nos adaptar ao espaço, as condições de vida em São Paulo. Deu tudo certo! Geralmente nós criamos uma expectativa e temos uma preocupação em garantir muitas variáveis. Mas no fundo sabemos que as crianças não exigem tanto assim, que se contentam com pouco.

Nossa avaliação geral foi que as crianças aproveitaram bastante, curtiram muito os familiares, tudo de mais simples e diferente do habitual da vida na Alemanha. Entediados de maneira alguma, só se os pais ficaram em alguns momentos...

Apesar de vivermos muito tempo no Brasil, em São Paulo, de conhecermos muitos lugares nos deparamos muitos dias com o guia da Folha de São Paulo nas mãos, com a pesquisa na Internet, conversando com amigos a fim de solicitar dicas de passeios.

Nossas questões eram: onde levar os filhos? O que era mais apropriado para a idade? O que conciliaríamos entre o interesse do Felipe e do Thomas? Como gerenciaríamos os horários e necessidades do Lucas?

Por sorte tivemos a presença constante da minha querida mãe que ajudou bastante para que realizássemos alguns passeios com os meninos, ora com os três, ora com dois, ora somente com um. Então, seguem fotos de alguns passeios que fizemos com os meninos:



Instituto Butantan: Quem mora em São Paulo e nunca foi? Meu marido e eu conversamos tanto a respeito da época que nós fomos, sobre a quantidade de cobras que vimos e o quanto seria interessante para os meninos que adoram bichos.

Nesse passeio fiquei com o Lucas enquanto eles foram com o pai. Foi divertido! Ficaram entusiasmados e chegaram em casa contando tudo para os avós.



MASP: Aproveitando que teria um almoço na Av. Paulista lá fomos nós quatro para o MASP, para o parque Trianon.

A diversão já começou a partir do momento que fomos de ônibus. Isso mesmo! Meus filhos queriam a qualquer custo andar de ônibus e metrô. A única diferença foi a quantidade de pessoas. Mas eles toparam e nem perceberam um tanto de coisas que meu marido e eu notamos durante o passeio (quantidade de pessoas, trânsito).

No MASP aproveitamos para ver a exposição 600 anos de cerâmica coreana. Conversamos com as crianças sobre como fazem os potes e pratos de cerâmica. Morri de saudades da época que fazia aula, quando fazia pratos, estátuas nem tão perfeitas, porém cheias de significados.

Adoramos ver os pratos gigantes com pinturas de rostos. Mais um olhar a arte pelos meus filhos, que dizem coisas interessantes querendo tocar nos objetos.

Já no parque Trianon foi engraçado e um pouco assustador, já que meus filhos acostumados com a rotina dos parques na Alemanha chegaram e foram logo arrancando os tênis. Muitos executivos, pessoas que estavam na hora do almoço arregalaram os olhos para as únicas duas crianças felizes da vida brincando por ali.



Livraria: Livraria na Alemanha eles sempre vão, agora no Brasil, para folhear e ver livros em português foi uma outra experiência. Felipe logo escolheu alguns e foi logo para a mesa disponível. Na verdade, acho que queria mais que meu filho me acompanhasse na livraria tão adorada e que sempre freqüentava.... Como foi bom matar as saudades!



Instituto Tomie Ohtake: Lá fomos nós para outra exposição. Dessa vez nesse prédio gigantesco que chama a atenção. Pelo menos meus filhos ficaram deslumbrados olhando para o tamanho do prédio. Sei lá o que chamou mais a atenção deles...

Na exposição do Bruno Munari foi aguçada a curiosidade e principalmente Felipe ficou perguntando um tanto de coisas sobre as obras (quais eram os materiais utilizados, o nome).



Cidade das Abelhas: localizada no Embu das Artes.

Quando morava em São Paulo já tinha ouvido falar muito, porém nunca fui conhecer. Foi preciso mudar de país, ter filhos para voltar...

Pra ser sincera esperava mais do espaço, mas foi interessante, pois os meninos brincaram bastante no pula-pula, no escorregador, enfim, no parquinho.

Além disso, teve uma pequena palestra bem informativa e bastante didática para a criançada. Thomas e Felipe aproveitaram muito.



Liberdade: Queríamos apresentar alguns pontos turísticos e marcos da cidade de São Paulo. No entanto, precisaríamos avaliar o melhor horário para irmos em cada um desses pontos.

Como comentamos bastante com Felipe e eu também não perderia a oportunidade de passear pela Liberdade, de olhar para as coisas miúdas interessantes lá fomos nós. Compramos algumas coisas e Felipe achou muito engraçado o fato de ver muitas pessoas com os olhos puxados. Por que será...



Sesc Belenzinho: Exposição do Pinóquio

Tínhamos visto na internet e fiquei bastante curiosa para levar os meninos, principalmente Felipe que conhece a história, que solicita muitas vezes a leitura.

Uma bela exposição interativa. O interessante foi o fato de atender diferentes idades, trazendo significados no qual somente o adulto compreende,  uma interação e fantasia que só uma criança é capaz de lidar tão bem.

A exposição era composta de 9 salas, no qual cada uma trazia um aspecto da obra.  Vejam as fotos acima (da esquerda para a direita), no qual deixo abaixo os títulos de cada uma para você estabelecer uma pequena e sucinta relação com a história:

1) Floresta Suspensa - o carpinteiro, 2) Memória, entendimento e vontade das Marionetes, 3) Sonho Dourado, 4) MetaAmorPhosis - o vôo do Pombo, 5) Castelo de Açúcar - Ilha das abelhas operárias, 6) Paredes Avessas - País da Folia, 7) Mar Aberto - O mar, 8) Big Fish - O Monstro Marinho, 9) Sombras de Passagem - Transformação de Pinóquio

E você tem uma dica especial para nosso próximo retorno? O que geralmente considera imperdível para fazermos com as crianças em São Paulo? Conta pra mim...
 
6

6 comentários:

Dani Rabelo disse...

Ai Celi, que inveja!!!

Eu moro aqui e NUNCA FUI em nenhum desses lugares com a Laura... acho que alguns deles nem seriam adequados à idade dela, mas eu poderia tê-la levado ao MASP e ao parque trianon, por exemplo... nunca levei, que horror! Agora que me dei conta do tanto de coisa que temos para fazer em SP e ficamos sempre restritos à nossa casa, à casa dos avós, aos restaurantes da vida... tadinha. Me deu peso na consciência hahahahahaha...

Voltando aos seus passeios: preciso dizer que adorei o que vc escreveu sobre cada um deles???

Só o instituto Tomie Ohtake que eu não entendi o que rola por lá....

E já levei a Laura a vááááárias livrarias... isso sim! Mas recomendo o aquário de SP, que é excelente tbm!!!!
E este eu já levei a pequena hehehehehe

Beijos grandes, querida, amei as dicas que vc deixou por aqui!!

Nadja Kari disse...

Nem acredito que você esteve aqui pertinho e eu não dei um jeitinho de ir te visitar!!! Hahaha Quem sabe um dia vou te conhecer!!! Você, com este blog lindo, tem cara de celebridade para mim.
E os lugares que vocês elencaram foram ótimos, muitos brasileiros mesmo não fazem atividades como esta e não sabem nem onde ir para levar os filhos para se divertirem e educar ao mesmo tempo!

PARABÉNS :D E feliz ano novo :D

Celi disse...

Que bom que gostou Dani. Sabe que queria ter feito bem mais coisas, passeios com os meninos, porém realmente não deu para fazer tudo. Primeiro que não estávamos com carro todos os dias e depois tinha a rotina dos meninos (principalmente do Lucas).
Mas deu... foi bom! Aproveitamos bastante!
Quanto ao Tomie Ohtake é um espaço onde tem exposições, cursos de arte, agora também tem teatro com várias peças infantis. Bem bacana o espaço! Vale conhecer!
Sabe que até pensamos, cogitamos de levá-los no aquário... mas depois acabamos desencanando. Ficará para a próxima vez...
Beijos querida.

Celi disse...

É mesmo Nadja. Quem sabe na próxima vez a gente se conhece...
Celebridade é para dar risada, hein!? Adorei!!!! hahahaha
Tem razão... muitos brasileiros, muitas pessoas nunca foram nesses lugares. Eu mesma quando morava em S.P deixei de conhecer tantos e tantos lugares especiais, marcos da cidade, sabe!? Faz parte...
Beijos e Feliz Ano Novo para vc também.

Cíntia disse...

Adorei Celi! Você disse que foi tudo corrido, não deu tempo prá nada.... com 3 crianças e tal... mas nossa! Deu prá fazer muita coisa! As fotos ficaram lindas. Eu nem sou de SP, mas fiquei com vontade de visitar um pouquinho de cada lugar. Acho que vocês aproveitaram muito essa estadia no Brasil. Souberam fazer o tempo render! Beijão

Celi disse...

Fizemos o possível para aproveitar um pouco, apesar da loucura e correria com os três filhos, familiares e tudo mais.
Valeu Cíntia! Lembrei tanto de você, de tudo que falou para mim... Muito bom!!!!
Beijos