E o Lucas, como está?

Conto muito sobre o Felipe, Thomas e a relação deles com o pequeno Lucas. Pouco escrevo sobre o Lucas, mas a verdade é que a rotina com ele é tão intensa. Parece que vocês já sabem um tanto de como anda tudo por aqui.

Quero aproveitar que estamos na Semana Mundial do Aleitamento Materno para falar um pouquinho desse momento e, principalmente das conquistas do meu bebê Lucas.

Amamentei meus dois filhos e, agora, o Lucas. Agradeço imensamente por nunca ter tido alguma dificuldade para fazer isso. Além de considerar importante para o desenvolvimento e alimentação do bebê, amo o vínculo e interação que acontece enquanto estamos juntos.

Ainda mais agora que está com quase 4 meses costuma abocanhar o mamilo, soltar, olhar e sorrir para mim. Parece que quer dizer algo do tipo: "- Mamãe que delícia!" ou "Como é bom estar com você!".  Mas o sorriso já diz muito... Um momento simplesmente mágico, encantador.

Outra coisa que faz e não é novidade para vocês, assim acredito, pois imagino que seja uma ação comum entre muitos bebês, é o fato de segurar minha mão enquanto mama. Faz questão de segurar e apertar. Será que tem alguma explicação para isso? Uma relação que está sendo construída, com amor e muita alegria.

Tranqüilidade nem sempre é possível quando os dois irmãos estão em casa. Ora me pego amamentando o Lucas, dando colo para o Thomas e conversando com o Felipe.

Com o tumulto com todos filhos juntos, mãe pressente e sabe quando o bebê está bem. Lucas, apesar de todo agito, mostra-se um bebê tranqüilo.

A verdade é que o bebê entra na "dança" e aprende com os irmãos, acostuma com o ambiente e barulhos da casa. Lucas na maioria das vezes dorme com barulho e basta ligar o aspirador para ficar tranqüilo. Qualquer barulho constante parece que acalma. Se está reclamando, chorando, para na hora.

Lógico que tem seus momentos no qual está com calor ou dor de barriga. E cansa, viu? Ainda mais que está com 7 quilos. Dá para acreditar? Pesado que só...

Atualmente resmunga, emite alguns sons quando falamos com ele. Sorri para os irmãos e começou a experimentar quando está deitado virar para o lado.

Quando está bem dorme sozinho. Basta deixarmos no berço, no carrinho, no sofá ou seja lá onde for. Além disso, sorri enquanto está dormindo. Sorri, sorri muito! Bebê feliz, expressivo e pais mais ainda...

E seu bebê, o que marcou para você nessa fase? Caso não lembre, pois por exemplo eu não sou boa de memória, conte-me o que mais gostava que ele fazia quando era bebê.

*Deixo claro que relato apenas meus sentimentos sobre o ato de amamentar. Estou referindo-me ao meu momento especial, somente meu... De maneira alguma quero desmerecer alguém e afirmar que é o único jeito de estreitar e construir vínculo com o bebê. Respeito e compreendo que há diferenças no modo de pensar, dificuldades e inúmeras condições para que aconteça isso.

Quis apenas registrar e compartilhar como está meu bebê com quase 4 meses.

E o tempo passa...



39

39 comentários:

Liza disse...

Tá lindo demais, Celi, sua máquina de fazer filho gato! :-)

Também adoro a amamentação, acho importante para a criação de um vínculo entre mãe e filho. Delícia de lembrar dessa fase, em que o filho de olha com uma paixão imensa depois de sugar o peito.

bjão

Dani Rabelo disse...

Áh mas é um lindo mesmooooooooooo!!!

Curta mto, Celi, muito mesmo!
Ele está uma delíííciaaaa!!!

E vc, como está?

Vale um post??? Dizer como vc está se sentindo, como está se desdobrando, se está dormindo, se está cansada, como está faznedo com os meninos qdo não estão na escola, etc, etc, etc...? Acho que vale um post, não?

Beijos!!!

Carol Damasceno disse...

Celi querida amiga.... Ele está um fofoooooooo...
Sabe que me pergunto como será amamentar outro filho. Será que vai ser igual era amamentar a Laura. Confesso que tenho medo de não conseguir estreitar esse laço. Tenho até vergonha de dizer isso. Vai ser a primeira vez que terei contato direto de relação entre irmãos, haja visto que sou filha única. Já comecei a escrever sobre isso mas tenho um pouco de medo das pedras...rsrsrsrs
Será que é um pensamento egoísta? Sei lá. Desculpe o desabafo...
Essa fase que o Lucas está é uma delícia... Começam a interagir mais. A Laura gargalhava quando mandávamos beijos estralados para ela.. Eu me divertia e vivia mandando beijos...hehehehe
Agora o que ela gostava de fazer enquanto mamava era apertar meu outro seio.... Tipo beliscão.. Mas eu adorava ver aquelas mãozinhas pequeninas me apertando....rs

Mais uma vez desculpe o desabafo..

Bjocas
Carol

Adri Portella disse...

Amiga, cada vez que vejo uma foto do Lucas fico impressionada o quanto ele se parece com Felipe e, logo, com Boris.....
Que narizinho é esse?????
Ele está um fofo, tem cara de feliz mesmo!!!!
Sabe que adorei o final do seu post......
Bjs

Ana disse...

Olha quando a gente lê isso sente até saudade. Porque ô fase gostosa!
Que bom que ele é tranquilo, na rotina acho que o terceiro filho tem tudo pra ser isso mesmo. afinal estamos calmas e seguras, tem os irmãos pra encher a casa com aquele barulhinho bom de criança!
a pro vei te! bjs!

Mamãe do Otávio disse...

Ele ta muito fofo Celi! O Otávio com essa idade pesava quase 7 quilos tbm!!! nasceu miúdo e depois sempre cresceu bem! Também nessa idade ele segurava meu dedo pra mamar... sorria... era tudo de bom!!! APROVEITA!!!

ah, Celi gostaria muito de saber a receita do bolo de ricota e tangerina que tu fez para festa do Thomas, já tinha perguntado em outro comentário mas talvez tu n tenha visto...

beijooos

Gabriela Grossi disse...

Delícia de bebê! Beijo Beijo

Ana Gaspar disse...

Lindo!!!!
alias os três são lindos!
belezinha as manias...
beijossss

Fernanda disse...

Ele está lindo demais, está no auge da fofura!!
Eu AMEI esta fase até os seis meses, só peito, grude total. O Antonio ficava esfregando a mãozinha na minha barriga enquanto mamava e até adormecer. Acredita que até hoje ele tem este hábito de esfregar a mãozinha na minha barriga quando está com soninho? Acho que dá uma sensação de aconchego para ele...

Sandra Kautto disse...

Gente do céu! Mas como pode tá tão fofo essa criança?! Teu post me fez ir dar uma olhada nos meus post antigos e relembrar como era meu bebê de 4 meses...aiiii deu saudade!!! O meu era gordinho igual o Lucas, pesava um pouco mais de 8kg. Foi como 4 meses que deu a primeira gargalhada e foi um santo remédio para as minhas noites insones. Não gostava de dormir nadinha e chorava muito, mas ainda assim tinha um sorriso banguela lindo demais!!!

Aqui tá o meu post dos 4 meses:
http://sandrakautto.blogspot.fi/2011/06/nada-do-que-foi-sera-de-novo-do-jeito.html

Beijos mil pra vocês!!!

Nivea Sorensen disse...

Celi,
E esse cabelo tá vermelhinho mesmo ou só impressão minha? Está lindo o Lucas!
x

Unknown disse...

Celi que fofura o Lucas é!
Dá pra sentir pela foto, sua feição como ele é um doce de bebê!
7 kilos já!!! Muita gostosura!
Ahh deu saudades do Edu com 4 meses.
Beijos

Thatá disse...

4 meses e 7 kg?????Que meninão esse Lucas!!
Lembro que aos 4 meses do Theo a frase que eu mais repetia era: "Agora que eu estou realmente curtindo ser mãe" Pois acabaram as cólicas, eu já tinha mais experiência e menos medo, ele interagia mais comigo, sorria muito, brincava depois que mamava falando muito AGÚ rsrs, virava de lado na cama e se assustava, daí eu começava a rir e ele gargalhava com minha risada...ai, ai, parece que foi ontem!!
Curta bastante essa gostosura de bebê, passa rápido amiga, muito rápido...

Dayane disse...

Como é lindo o Lucas! E que meninão!! Haja braço hein?!
Lembro que gostei demais dos 3 meses de Leah, foi um mês que ela ficou bem espertinha, aprendeu umas coisinhas e eu babava muuuito!! heheh
Essa primeira foto ta muito linda., principalmente por causa do teu sorriso ao fundo. =)
Beijos

Celi disse...

Nem fale Liza... momento mágico e encantador. Adoro e estou curtindo o máximo que posso...
Dou risada com você, dizer que tenho uma máquina. Obrigada querida pelo carinho!
Beijos

Celi disse...

Vale um post sim amiga... Farei isso para a próxima semana. Acho que fará bem desabafar um pouco. Estou precisando.... Nem imagina.
Beijos

Celi disse...

Imagina Carol... por que pedir desculpas. Não tem necessidade. Estamos aqui para isso mesmo! Uma ajuda a outra, desabafa, conta histórias, faz pedidos...rs rs rs rs
Você dará conta sim!!!!! Não fique preocupada querida. No começo é mais difícil e você terá que contar com a ajuda do seu marido para ficar em alguns momentos com a Laura. Depois você entra na rotina e amamentará com a Laura ora do seu lado, ora também no seu colo. Você verá... Com todo amor que tem, conseguirá driblar a jornada que terá pela frente. Será muito bom! Acredite!!!!!
Sabe que o Lucas também está na fase de sorrir para tudo e para todos. Na rua e em qualquer lugar as pessoas brincam com ele e o mesmo sorri. Adoram!!! A gente mais ainda....
Beijos, beijos amiga

Celi disse...

Hahahahaha só você...
Ele está mesmo parecido com o Boris, com o Felipe.... Aquela velha história, fica 9 meses na barriga da mãe, para depois parecer totalmente com o pai.
Beijos

Celi disse...

Verdade Ana.... tocou num aspecto importante... terceiro filho... a mãe já conhece muito e sabe proceder nas diversas situações. Tenho certeza que faz muito a diferença.
Um grande beijo.

Celi disse...

Ohhhh querida... pode deixar que organizarei a receita, pois está em alemão e encaminharei para vc. Por favor, me manda seu email?
Um grande beijo.

Celi disse...

Nem fale Gabi... um gorducho gostoso delícia.... Beijos, beijos e saudades! Está sumida???? Não abandona o blog... Volta! Volta!

Celi disse...

Obrigada Ana. Sempre, sempre presente.... fofa demais! Adoro!!!!
Beijos

Celi disse...

Que lindo Fernanda! Essas manias são tão gostosas. Encantadoras, né? Adoro também...
Fiquei muito feliz de ver você por aqui.
Um grande beijo e espero que tudo esteja melhor por aí.

Celi disse...

Sério Sandra? 8 kg? Que bom... pois juro que meu marido está preocupado com a gordura, gostosura desse menino...rs rs rs rs rs
Pediatra disse que não precisamos nos preocuparmos... Bom saber e conhecer outras vivências.
Ahhhh legal.... vou lá conferir seu post.
Obrigada querida. E os pais, ainda estão por aí?
Beijos

Celi disse...

Nívea estava mais vermelho. Agora, não está tanto!!! Mas acho que agora está bem parceiro do E. (por sinal, lindo demais!)
beijos

Celi disse...

Passa rápido demais!!!!!!!!! Nem acredito Ju!
Realmente ele está uma gostosura.... Sabe que por isso estou curtindo muito, muito. Ainda mais que pretendemos parar por aqui...rs rs rs rs
Beijos e espero que esteja tudo bem por aí.
Volta, volta a escrever....

Celi disse...

Nem fale minha amiga... estou curtindo muito. Parece que agora as cólicas estão indo embora. Nem acredito! Tudo está mais tranquilo. bom, né? Pois juro que tem dia que fico sem fôlego com os três.
Que legal sua presença constante por aqui. Obrigada pelas visitas.
Beijos, beijos

Celi disse...

Dayane haja braço mesmo!!! Fico morta de cansaço ainda mais que além de ter que segurá-lo, precisamos ficar um tempo com ele, já que costuma voltar um tanto de leite após as mamadas.
Apesar de tudo, de toda a demanda, não tem coisa mais deliciosa.... curtir o bebê!!!!!
beijos

Mari Mari disse...

celi, tenho lembrado muito de um post seu que dizia sobre as dificuldades de cuidar de 3 criancas ao mesmo tempo. aqui é como aí: enquanto um espera sentado no vaso para ser limpo, o outro pede água/suco/leite e o outro chora porque quer colo enquanto troco uma fralda. olha, fácil nao. daí fico lembrando de voce...

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Celi,
Seu post me fez lembrar direitinho do momento do mamar, largar o peito, dar um sorriso. Que delicia! Eu entendo que é um momento de cumplicidade e até me deu uma pontinha de saudade. A Bê, aos quatro meses, era um novo bebê. Sem colicas, sorridente, fazia barulhinhos gostosos com a boca, gritinhos. Senti claramente que ela havia entrado numa fase nova. As mamadas entraram num ritmo (mesmo na livre demanda) um pouco mais espaçado e o sono também começou a entrar nos eixos (embora até hoje ela lute contra o sono). Parece que eu comecei a entender melhor o ritmo dela. Sintonia!
O Lucas esta grandão!! Que gostoso!!!!
Beijao (e força ai amiga!)

Celi disse...

Nem fale Mari... simplesmente uma loucura e, ao mesmo tempo, uma delícia!!!! Aos poucos a tendência é melhor! Você vai ver... Assim espero!
Beijos

Celi disse...

Ana Paula, tão boa essa relação que construímos com o bebê. Por falar em fase, sabe que também identifico isso. Lucas está cada dia mais tranqüilo, sem cólicas. Isso faz com que a rotina seja melhor, cada dia melhor.
Tudo entra num ritmo. A gente se desespera menos. Estou curtindo muito, apesar de me descabelar de vez em quando...rs rs rs rs
Um grande beijo querida e obrigada pela força de sempre. É bom saber que podemos contar com as amigas.

Gessyanne Sousa disse...

Oi Celi, sou nova aqui no seu cantinho e estou adorando!
Essa fase do amamentar é realmente especial, meu filho mamou apenas 5 meses, mas o suficiente para termos um vínculo muito forte.
Parabéns pela mãezona que vc é.
Felipe, Thomas e Lucas são muitos lindos! Bjinhos!
http://meupequenodoceamor.blogspot.com

Celi disse...

Gessyanne seja bem vinda! Obrigada pelo carinho! Realmente ser mãe é bom demais e acredito que seja impossível não criarmos um vínculo com os pequenos. São tão adoráveis!!!!

Laiz disse...

Lindo lindo lindo lindo! O Lucas esta é muito lindoooo!
Esse seu post me fez lembrar do Nino pequenininho, saudades gostosa! Adorava o jeitinho dele me olhando enquanto mamava. Agora já é um menininho sapeca e independente hahaha bjooooo grandeeeee

Celi disse...

Tenho mesmo que aproveitar... pois o tempo passa rápido demais. Não é mesmo? Daqui a pouco Lucas estará andando e brincando junto com os irmãos.
Beijos

Anônimo disse...

I am not sure wherе уou're getting your information, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission.

My weblog Daniel Chavez Moran

Anônimo disse...

Great post.

Неre iѕ my web blog :: lloyd irvin

Anônimo disse...

Sωeеt blog! І found it while searching on Yаhoo
Νews. Dο you have аny tips on how to gеt listed іn Υаhoo Neωs?
I've been trying for a while but I never seem to get there! Many thanks

My web blog ... branding and reputation management