Alegria de mãe

Tem coisa mais gostosa do que você ouvir alguém falar bem do seu filho e sobre o desenvolvimento dele?

Apesar que mãe sabe muito bem sobre a personalidade, sobre aquele jeitinho ou gênio que os filhos apresentam diariamente. Agora, alguma vez você já ouviu que uma criança se comporta de um jeito em casa, na escola de outro? Ou que em casa come de um jeito, tem certas preferências pelos alimentos e na casa do colega é diferente, experimenta e come praticamente tudo? Pois bem, isso acontece. 

Justamente por isso, acho interessante dar oportunidade para as crianças vivenciarem situações diferentes e inesperadas. Convivendo com outras crianças, com outros adultos elas tem um outro espaço para se colocarem, mostrarem um tanto da personalidade e desenvolverem outros aspectos. 

Os pais ficam com os filhos, procuram dar bons exemplos e educar. Um compromisso diário. Uma responsabilidade e tanto. Mas de repente, a gente vê os filhos tendo uma postura em casa, que ora pode ser por pura birra, para chamar atenção, por pura descoberta, experimentação, ora um aprendizado.

Mãe acaba estranhando! Fica se perguntando qual foi a causa ou mesmo com quem aprendeu. E todas as hipóteses podem ou não se confirmarem a partir do momento que a mãe conversa com outras pessoas que convivem um tanto também com o filho. Nesse caso, familiares ou na escola.

Thomas é uma criança feliz! Sempre de bom humor. Ultimamente no convívio com Felipe vem se revelando, ampliando o vocabulário, experimentando outros brinquedos, mostrando que a sua vontade prevalece perante a do irmão. Não tem quem tire ele de uma situação! Teimoso, persistente volta para finalizar a ideia inicial e caso o irmão o impeça logo vai pra cima dele, pra empurrar ou mesmo levantar a mão. Medo? Não tem nenhum, mesmo sendo menor que o Felipe. Enfrenta, mesmo que tenha que chorar depois.

Agora, levantar a mão e empurrar. Com quem será que aprendeu? Não fazemos isso. Não é a melhor maneira de resolver uma situação. Mas o que parece é que o Thomas faz para chamar atenção, detalhe; para chamar a minha atenção. Por que será? Ainda não é cedo? Será que já percebeu alguma coisa de diferente com a mamãe? 

Então, que isso acontece esporadicamente. Mas acontece! É fato! E na escola que passa todas as manhãs, como será que é? Como será que está?

Semana passada tivemos uma reunião individual com a coordenadora da escola. Marcaram com todos os pais, pois queriam dar um retorno de como cada filho está desde o momento que iniciaram na escola. 

Ficamos muito felizes com o retorno e principalmente com o desenvolvimento do Thomas nesses últimos dois meses. Disseram que ele é muito tranquilo, esperto, sapeca, persistente e que entende tudo, tudo mesmo. Que dorme sozinho, sem precisar de ajuda. Falaram das suas preferências em relação as atividades e brinquedos. Contaram que ele jamais levantou a mão para uma criança. Muito pelo contrário, que ele tem ajudado as crianças. Que mostra-se paciente, que pega a mamadeira para dar água para os bebês, que gosta de pegar bonecas e colocar no carrinho para brincar. Apenas uma brincadeira. Já imaginaram quando me ver com o bebê?

E quanto ao vocabulário, a gente vem se divertindo. Thomas devagarinho vem ampliando o repertório de palavras. Além de bagger (trator), mama, papa, mas (ThoMAS), aqui, Jacke (jaqueta), repetir algumas palavras que falamos, também fala Danke (Obrigado). Com quem será que aprendeu a falar Danke? Só sabemos que é uma graça esse momento, pois basta entregarmos uma coisa para ele que fala Daanke e abre um sorriso. Tem como não agradecer e ficar feliz?



12

12 comentários:

Lu Iank disse...

Realmente Celi
ouvir elogios pelo comportamento dos filhos sempre é motivo de orgulho para nós, os pais. Eu sempre fui acostumada a receber muitos elogios sobre a conduta do Serginho e espero que receba tb da Mariana. Ainda é muito cedo para eles me darem um feedback de como está sendo o desenvolvimento dela na escola, mas a adaptacao foi muito boa. Ela tb está falando Danke, aliás é bem mais fácil do que Obrigada, né.
Bjs e parabéns pelo pequeno.
Lu

Nave Mamãe disse...

Celi,
Como ele está lindo!
E amado! Que fofura!
Beijos

Paula disse...

Que coisa tao lindaaaa. Ai Celi voc tem razao na da pra nao ser feliz com essas fofuras alegrando os dias ne?! MAs sabe, eu naot enho outro filho msa pelo o que vejo o segundo me parece ser bem mais destemido e sapeca que o primeiro, assim que o Thomas nao foge a regra e quem aguenta éo Felipe hahaha. Um beijao na familia linda!

Anônimo disse...

Que lindo que ele está!!!
Parabéns!!!

Beijos!!!

Lívia.

Christiane Thiele disse...

Que felicidade Celi, parabéns pelos dois lindos filhos. Acredito que esta tranquilidade que ele tem na escola é fruto da segurança e do carinho que sente no lar.
Bjs,
Chris

Priscilla Perlatti disse...

Eles são umas esponjinhas mesmo: onde menos esperamos, estão eles a aprender! Tiram exemplos de onde nossos olhos não alcançam! Mas fique tranquila, Celi, Thomas está em um bom caminho!
Que fofura, hein!
Beijos
Pri

Dani Brito disse...

Thomas está lindo e por tudo que vc falou, está indo muito bem. Sobre essa dualidade de comportamentos é bem normal, em casa eles gostam de testar os limites do pai, da mãe e depois confrontá-los.

Ele está lindo.
Saudade de vc.
Beijo

Adri Portella disse...

Thomas....um menino muito alegre e feliz. Posso imaginar ele brincando na escola...um fofo!
E essa foto..... Lindo!!!
Bjs

Priscila Quaquio disse...

Que sorriso delicioso! Ele esta lindão!! Agente não se cabe né, enche de orgulho ouvir elogios do filho! Beijos

Clarinha disse...

Nossa, seu filho é lindo!! Ele deve ter aprendido Danke na escola, não? E essa história do empurrão é realmente intrigante. Se vc descobrir o motivo, conta aqui. Aqui em casa, João está com mania de morder. Nossa, é terrível. Estamos tentando de tudo pra ele parar com isso! Mas é difícil! Beijos

Mari disse...

Que maravilha Celi!!! Joga as mãos pro céu menina!!! Aqui em casa é o oposto! O comportamento da Sofia na garderie é uma fonte de eterna preocupação pra gente! Além dela ter uma energia totalmente transbordante, que destoa das outras crianças colegas dela, ela vive empurrando, mordendo e jogando coisas nas outras crianças. Essa semana mesmo eu fui busca-la e cheguei bem no momento em que ela estava mordendo uma pobre criatura!!! E eu fico com a cara no chão, claro! Espero que seja uma fase!!!
bjus!!! :t

Laiz disse...

Não tem nada nada nada melhor que falar deles!!! E o Thomas esta muitooooooo lindo! Parabéns!!! Bjãoooo