Apfel Kuchen ou Bolo de Maçã

Que tal mais uma receita? Na Alemanha, por conta das diferentes estações do ano, não é sempre que encontramos todas as frutas no mercado. Tem a época certa. Agora, tem algumas frutas que encontramos o ano inteiro, independente de sol, neve ou frio. Por exemplo: a maçã e a banana. Ainda bem, não é mesmo? Já imaginou se não existisse fruta num certo período do ano?

A maçã tem presença constante e há vários tipos: Gala (formato redondo, alongado e cor vermelha clara, muito doce), Fuji (tem sabor doce e ácida, redonda, de casca vermelha rajada, polpa dura, textura suculenta), Red Delicious (de casca vermelha brilhante e escura, é a mais doce de todas e não é muito ácida, boa para comer ao natural e em preparações assadas), Golden Delicious (vermelha com tons avermelhados, boa para doces e também em saladas), Granny Smith (maçã verde), tem ainda aquela meio esverdeada que encontramos nas árvores (geralmente azedas) e tem uma específica para crianças (uma maçã da Itália).

As pessoas aproveitam para colocar a maçã nas comidas e para fazer doces. São vários doces com maçã. O consumo realmente é grande.

Quero compartilhar uma receita deliciosa de um bolo de maçã. Simples, rápido e delicioso. Meus filhos adoram. Aproveite e faça junto com seu filho. Um bolo de fruta, que vai açúcar, mas que não é doce, doce, doce... Leve e gostoso para um lanche da tarde.


Ingredientes:

125 gramas de margarina
125 gramas de açúcar
3 a 4 ovos
1 pitada de sal
200 gramas de farinha de trigo
1 pacote de fermento em pó (como na foto) ou 1 colher de sopa bem cheia
4 a 6 colheres de sopa de leite (sempre coloco 6 bem cheias)
açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:





Tempo no forno: cerca de 1 hora / temperatura 180 a 200
Ao retirar do forno colocar em cima do bolo um pouco de açúcar de confeiteiro




19

19 comentários:

Mikelli disse...

hm...facil e parece ser muito gostoso!! =) vou experimentar sim, pq tenho varias maças azedinhas do jardim da avó do Enno, que ficam uma delicia pra bolos! Eu faço um bolo parecido mas as maças sao cortadas em quadradinhos e vao pra massa direto, mas assim, fica mais bonito de ver! hehe bjs!

Nivea Sorensen disse...

Que lindo que ficou, Celi! Me deu vontade de fazer, pena que estou de dieta ;(
Beijos

Graziela disse...

Oi Celi, prazer meu nome e' Graziela, ja faz um tempo que leio seu blog, mas nunca comentei.
Obrigada por dividir essa receita, adoro receitas novas e ela ficou linda! Vou tentar e depois conto como ficou.
Adoro seu blog, por varios motivos e principalmente porque voce consegue cativar seus leitores, relata seu dia a dia com as criancas e ainda faz uma ponte com a teoria. Um balsamo ler seus post.
Nao prometo hoje, mas vou voltar e comentar em outros post que gostei muito, queria me apresentar primeiro para nao ficar estranho.
Abracos e otima semana para voces.
Graziela

Anônimo disse...

Hummmmm que delícia ... vou fazer sabado para o filhote.
Essa receita com certeza, fica tudo de bom =)

Mari disse...

Celi, ficou lindo o bolo!!! e gostei da forma de apresentar a receita!! A Sofia aqui adora um bolo, pena que a mãe dela não tem jeito pra coisa: sempre faço algo errado e a massa não assa direito! Acho que eu e meu forno temos problemas de comunicação!!! bjus!

Lidianne disse...

Huuummm... Parece ser delicioso! a Ana Luiza adora um bolo. Vou fazer este aui em casa para ver se ela gosta. obrigada por compatilha esta receita conosco! Bjus!!

Carol Garcia disse...

nham nham nham nham....
te provoquei com a cabochan e agora você me mata desse jeito????
ai minha dieta!!!!
kkkkk
mas já anotei a receita pq filhote e maridex adoram um bolinho de maçã.

bjo bjo bjo

Mirys disse...

Pareceu simples... será que eu encaro???
Me diz se fica como na última foto (se os pedaços de maça "entram" um pouco no bolo) ou se as maças ficam só por cima? Porque eu estava pensando em colocar a massa em 2 "camadas" (massa + maça + massa + maça final).... será que dá certo???

Bjos e bençãos.
Mirys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

PS: vou pra Alemanha, no mês que vem... alguma dica??? Mande mais informações como esta! O post ficou ótimo: com curiosidades e receita.

Mari disse...

Vou experimentar também porque parece facil e gostosa. Eu fico assustada como numero de diferentes especies de maças que tem aqui no Canadá também. Gostei da sua descrição dos tipos. bjs
Mari

Mari Hart disse...

Celi, além de parecer fácil, é incríve seu capricho na apresentação da receita! Montagem linda, fotos super bem feitas, parabéns!

Minha mãe fazia uma bem parecida qdo eu era criança. Me deu até gostinho de infância agora!

Bjkas!

Angi disse...

QUE DELÍÍÍÍÍCIA!
Logo hoje, comecei a operação verão sem canga amiga!
Não acreditooo!
mas vou ter que fazer para o marido!rs
Obrigada por compartilhar uma receita dessas conosco!
Beijãooo

Paula disse...

Adorei Celi!! Vou fazer o Samuel adora maca e pra ele levar pro lanche da escolinha esta muito bom!! Pena q a mamae engorada pq nao consegue resistir!!!Beijos

Nave Mamãe disse...

Celi,
Que bolo mais lindo!
Eu não sou muito fã de maçã (bolo de maçã vai que é uma beleza), mas uma vez eu comi uma na Itália, beeeeem ácida! Guria, que delícia!
Beijos

Larissa Xavier disse...

hummm deu agua na boca...

vou guardar a receita quem sabe um dia eu me animo

bjocas no core

Paloma Varón disse...

Hmm, delícia! Eu só trocaria amargarina por manteiga, pode?
Beijos

Renata disse...

Ontem teve bolo de maçã em casa, mas depois desse seu o meu ficou até envergonhadinho....rsrsrs! Receita anotadíssima! Ficou lindo!
Obrigada pelo recado carinhoso no MMqD. Super beijo, Re

Adri Portella disse...

EBA!!!!!! Receita copiada! Vou comprar maçãs e amanhã farei o bolo para lembrar dos dia aí.....delícia! Ah, adorei as fotos explicativas, já pode montar um livro de culinária.
Bjs

Kelly Stein disse...

Com o friozinho que está fazendo por aqui, um bolinho desses com chá vai super bem!! hummm... :D

Anne disse...

Você é muito prendada e eu estou deprimida...